Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado II ( DQF11122 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
Reconhecer os saberes inerentes à ação docente e os problemas e desafios do trabalho docente. Conhecer o contexto histórico do Ensino de Física na escola básica e tendências atuais do Ensino de Física. Desenvolver atividades didáticas para o ensino do conteúdo de Física (aulas teóricas, experimentos, feiras, mostras, demonstrações, utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, entre outras). Compreender o contexto de sala de aula quanto aos aspectos que envolvem a relação professor/aluno, motivação e interesse, dificuldades no ensino/aprendizagem de Física.

Ementa
Discussões acerca do saber docente e dos problemas e desafios do trabalho docente. Contextualização histórica do Ensino de Física na escola básica e tendências atuais do Ensino de Física. Desenvolvimento, em colaboração com o professor da escola, de atividades que contribuam com os conteúdos em trabalho (aulas teóricas, experimentos, feiras, mostras, demonstrações, utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, entre outras). Observação do contexto de sala de aula quanto aos aspectos que envolvem a relação professor/aluno, motivação e interesse, dificuldades no ensino/aprendizagem de Física.

Bibliografia
- BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo. Avercamp, 2006. - PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. - TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15a ed., Petrópolis, ed.Vozes, 2013.

Bibliografia Complementar
− BRASIL, Lei nº 9.394 de 23 de dezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - DF: Congresso Nacional, 1996. − TIBALLI, E. F. A.; CHAVES, S. M. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 − CARVALHO, A. M. P. et. al. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2001.
Carregando...