Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Prática Pedagógica em Física ( DQF10984 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
2

Objetivos
- avaliar criticamente livros didáticos a serem utilizados no ensino de Física no Ensino Médio - conhecer o Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio - avaliar criticamente a abordagem dada aos conteúdos de Física em livros didáticos - conhecer os pontos principais que caracterizam a abordagem dos conteúdos no enfoque CTSA e como utiliza-la na abordagem dos conteúdos de Física - propor atividades para o ensino de Física levando-se em conta a ludicidade - ter uma visão crítica a respeito das possibilidades e dificuldades da utilização das TIC’s no ensino de Física - conhecer a área de pesquisa em ensino de Física

Ementa
Análise de livros didáticos. Abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). O caráter lúdico no ensino de física. Problematização, contextualização e interdisciplinaridade. Tecnologias da informação e comunicação. Pesquisa em ensino de Física.

Bibliografia
1.    1. NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Física.  3. ed.  São Paulo:  Escrituras,  2004, ISBN 9788586303159. 2.    2. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA.  Física 1, Física 2 e Física 3,  São Paulo, EDUSP, 2001. 3.    3. CARVALHO, R. P. (org.). Física do dia-a-dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, V1. 3 ed. 2011, ISBN  9788575265536.

Bibliografia Complementar
1.    4. HEWITT, P. G., Física Conceitual, 11a ed., Editora Bookman, Porto Alegre, 2011. ISBN: 9788577808908. 2.    5. CARVALHO, A. M. P. de, et al. Ensino de Física. São Paulo, SP: Cengage Learning,  2011. ISBN 9788522110629. 6. PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1a ed., Ed. Cengage Learning, São Paulo, 2010. ISBN: 9788522110629.
Carregando...