Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado I ( DQF10983 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
5

Objetivos
Compreender e desenvolver as atividades que constituem o trabalho docente de um professor de física, bem como a função social, as formas de organização e gestão das instituições escolares de Educação Básica. Além disso, deve ser capaz de elaborar, de forma autônoma, um currículo de física, para o Ensino Médio, que contemple tanto as demandas educacionais nacionais e regionais, como demandas específicas de cada escola em que possa vir a atuar no futuro.

Ementa
Observação do contexto escolar. Discussões quanto à sua estrutura organizacional e administrativa. Investigação da organização do trabalho pedagógico em Física na escola. Discussão das Diretrizes Curriculares para o ensino de Física na Escola Básica. Análise e discussão dos documentos oficiais que regem o currículo de Física no Ensino Médio. Avaliação do impacto dessas políticas na realidade educacional. Discussões acerca das relações entre escola, currículo e conhecimento específico de Física.

Bibliografia
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo. Avercamp, 2006. ISBN 9788589311373. − PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. ISBN 9788524919718. − CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, 1998. ISBN 9788526234475.

Bibliografia Complementar
− ESPÍRITO SANTO, Secretaria de Educação. Plano Estadual de educação do Espírito Santo. Vitória. Secretaria de Educação, ES: SEC. − - BRASIL, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. PCN Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2002. − COVRE, M. L. M. Formação do professor, formação do aluno. 1ª ed. Editora Expressão e Arte, 2008, ISBN 9788588423770. − PIETROCOLA, M. (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. 1a ed., Ed. Cengage Learning, São Paulo, 2010. ISBN: 9788522110629.
Carregando...