Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Instrumentação para o Ensino de Física I ( DQF10650 )
Unidade:
Departamento de Química e Física
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
2

Objetivos
Elaborar e analisar atividades didáticas sobre os temas: 1) movimentos, variações e conservações; e 2) calor, ambiente e fontes de energia, considerando os processos pelos quais ocorre a aprendizagem.

Ementa
Aplicação e desenvolvimento de teorias de aprendizagem no ensino de Física com foco nas ideias de Jean Piaget e David Ausubel. As implicações dos conhecimentos prévios dos estudantes para o ensino de Física. Mapas conceituais como ferramenta de ensino. O papel das atividades experimentais no ensino de Física. Atividades investigativas: demonstrações experimentais investigativas, laboratório investigativo, questões e problemas abertos. Elaboração de atividades experimentais e de materiais didáticos com ênfase em: Movimentos, variações e conservações; Calor, ambiente e fontes de energia.

Bibliografia
·         CARVALHO, R. P. (org.). Física do dia-a-dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, V1. 3 ed. 2011, 86 p. ·         LAHERA, J.; FORTALEZA, A. Ciências Físicas nos ensinos fundamental e médio: modelos e exemplos. Porto Alegre, Artmed, 2006, 223p. ·         MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. PP.196.

Bibliografia Complementar
·          HEWITT, P. G. Física Conceitual. 11ª ed. , Porto Alegre: Bookman, 2011.    Também serão utilizados diversos artigos relacionados ao conteúdo programático descrito.
Carregando...