Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Currículo e Formação Docente ( VET10202 )
Unidade:
Departamento de Medicina Veterinária
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender o conceito de currículo como uma construção histórico-cultural;  Contextualizar o currículo nas políticas nacionais de educação; Identificar as implicações dos currículos prescritos no cotidiano escolar; Reconhecer a importância e o papel da formação docente na educação escolar; 

Ementa
Fundamentos do currículo. Principais enfoques curriculares. Acompanhamento e análise de um currículo. Formação para a docência.

Bibliografia
  APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.   APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.   CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.    KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987.   SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Bibliografia Complementar
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.).  O Sentido da escola.  5. ed. Petrópolis, RJ: DP et Alii, 2008. CARDOSO, Maria Helena Fernandes; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Escola fundamental: currículo e ensino. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995. ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat.  A organização do currículo por projetos de trabalho:  o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.  LUDKE, Menga (Coord.).  O Professor e a pesquisa.  7. ed. Campinas: Papirus, 2011. FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan; COSTA, Alessandra David Moreira da; SICCA, Natalina Aparecida Laguna (Org.).  Currículo, história e poder.  Florianópolis, SC: Insular, 2006.
Carregando...