Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Conhecimento e Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos ( DES06342 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
I – OBJETIVO GERAL Proporcionar aos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física conhecimentos teóricos e práticos necessários para o ensino dos esportes coletivos dentro das escolas. II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Possibilitar conhecimentos metodológicos básicos para o ensino dos esportes. b) Proporcionar noções dos fundamentos técnicos e táticos dos esportes mais praticados emescolas e sua possibilidade de transformação. c) Desenvolver um pensamento crítico reflexivo sobre o esporte praticado em escolas.

Ementa
Problematização da Cultura Corporal de movimento na temática Esporte, submetida aos processos de escolarização. Reflexão sobre os processos de transposição didática, mediando a transformação do fenômeno sócio-histórico-cultural Esporte em objeto de ensino. Ênfase em esportes coletivos.

Bibliografia
GO TANI; JORGE OLÍMPIO BENTO; RICARDO DEMÉTRIO de SOUZA PETERSEN. Pedagogia do Desporto. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2006 PAES, R. R. BALBINO, H. F. Pedagogia do Esporte. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2005. KRÖGER, C. ROTH, K. Escola da Bola: um ABC para Iniciantes nos Jogos Esportivos. Editora Phorte. São Paulo, 2006.

Bibliografia Complementar
GRECO, P J. Iniciação Esportiva Universal volume 1: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2007. GRECO, P. J. Iniciação Esportiva Universal volume 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Editora UFMG. Belo Horizonte, 2007. REVERDITO, R S. SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte: Jogos coletivos de invasão. Editora Phorte. São Paulo, 2009. TEIXEIRA, H. V.. Educação Física e Desportos. Editora Saraiva. São Paulo, 2005. DARIDO, S. C. RANGEL, I. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2008.
Carregando...