Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Oficina de Docência em Temáticas Transversais ( GIN12426 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
1

Objetivos

Ementa
Experimentação e reflexão crítica acerca das temáticas sociais da diversidade humana (orientação sexual, relações de gênero, relações etnicorraciais, condição da pessoa com deficiência, uso de drogas, meio ambiente, trabalho e consumo e ética) articulados ao trato pedagógico desses conteúdos de ensino em todos os níveis da educação básica.  

Bibliografia
ALVARENGA, E.; SILVA, E. M. da; NADER, P. M. F. Estratégias metodológicas para a formação em gênero: possibilidades teóricas-práticas. Vitória: Coopemult Consultoria, 2012. 174p. GOELNNER, S. Gênero e raça: inclusão do esporte e do lazer IN: Ministério do Esporte/Editora Gráfica da UFRGS, Porto Alegre. DARIDO, S. C. (Org.); PEREIRA, A. de I. et al. Educação física e temas transversais na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. 240 p. ISBN 9788530809478 (broch.).

Bibliografia Complementar
CHICON, J.; RODRIGUES, G.M.i (Org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória, ES: EDUFES, 2010. COTRIM, B. C. Drogas na escola: prevenção, tolerância e pluralidade. In: AQUINO, J. G. (Org.)Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. Cap. 2, p. 19-30. GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.: formação de professoras/es em Gênero, Orientação sexual e Relações étnicorraciais. Livro de Conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília\SPM, 2009. LOURO, G. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. RODRIGUES, D. (Org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006.
Carregando...