Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação e Inclusão ( EDU05788 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
·   Analisar a construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas; ·   Discutir os processos de exclusão e inclusão na educação em suas múltiplas perspectivas; ·   Promover a reflexão histórico-conceitual-filosófica referente à educação de alunos com necessidades educacionais especiais; ·   Conhecer a legislação vigente referente à inclusão educacional; Refletir sobre a diversidade humana na escola regular, a partir da formação do professor e de propostas teórico/práticas inclusivas.

Ementa
Diferentes abordagens sobre Educação e diversidade. Perspectivas histórico-culturais e psicossociais. Legislação e políticas públicas em educação especial no Brasil e no Espírito Santo; os sujeitos da educação. O cotidiano educacional, o contexto escolar, a diversidade e a escola inclusiva.

Bibliografia
AMBROSETTI, Neusa Banhara. O eu e o nós: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: ANDRÉ, Marly(org) A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999. ANDRÉ, Marly. A pedagogia das diferenças. In: ANDRÉ, Marly(org). A pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999 BIANCHETTI, Lucídio. Aspectos históricos da apreensão e educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, Lucídio Freire Ida Marta(Orgs). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998. BRASIL. Declaração de Salamanca. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 21 fev. 2012. FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02. GOMES, Vitor. Um diálogo fenomenológico com a educação social: experiências de um educador. Um diálogo pedagógico com a educação social: experiências de um educado. Revista FAED - UNEMAT, v. 20, p. 127-137, 2013. ___ Práticas pedagógicas inclusivas na história de uma mãe com filhos com necessidades especiais. In: III Seminário Nacional de Educação Especial/XIV Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2014, Vitória-ES. Educação Especial e Política Educacional: Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado e Práticas de Inclusão. Vitória-ES: Programa de Pós Graduação em Educação, 2014. v. 1. p. 1. GOMES, Vitor; CAETANO, Andressa Mafezoni.  Educação e inclusão. Vitória-ES: Ufes,  Nea@d,2012. FRANCA RIBEIRO, Hugues Costa de. Sexualidade e os portadores de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02. FERREIRA, Júlio Romero. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cadernos CEDES 46. Campinas: Unicamp, 1998. GÓES, Marília Cecília Rafael. Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua constituição como pessoa. In: GÓES, Marília Cecília Rafael. Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores associados, 2007. GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Diretrizes da educação especial na educação básica e profissional para a rede estadual de ensino. Disponível em: < http://www.educacao.es.gov.br/download/CartilhaDiretrizes2edicao2012.pdf>. Acesso em 03 fev. 2015. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Uma História das ideias de educação especial no país In: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no país: Discurso e silêncio na história dos sujeitos. São Paulo: autores associados, 1999. ___ A instituição especializada: modos de atender: formas de afetar. In: KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Deficiência múltipla e educação no país: Discurso e silêncio na história dos sujeitos.São Paulo: autores associados, 1999. LUNARDI, Márcia Lise. Pedagogia da diversidade: normalizar o outro e familiarizar o estranho.  In: 27ª Reunião Anual da ANPEd: Sociedade, Democracia e Educação: GT: Educação Especial. (CDRoom) Caxambu: 21 a 24 de novembro de 2004. MAIA, Ana Claudia Bortolozzi. Reflexões sobre a educação sexual da pessoa com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial[on line]. 2001, vol.07, n.02. OLIVEIRA, Ivone Martins. A constituição da subjetividade de pessoas com deficiência: contribuições do estudo de Norbert Elias. In Conhecimento e Margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. BAPTISTA, Claudio Roberto. JESUS, Denise Meyrelles(orgs). Porto Alegre: mediação, 2009.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Plano nacional de educação de 2011 a 2020. Disponível em:< http://www.camara.gov.br/sileg/integras/831421.pdf>. Acesso em: 08 de out. 2013. DAVIS, Shelton H. Diversidade cultural e direitos dos povos indígenas. Mana,  Rio de Janeiro ,  v. 14, n. 2, Out.  2008 .   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132008000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  03  Fev.  2015 GOMES, Vitor. MAFEZONI, Andressa.. Educação e Inclusão. Vitória-ES: Ufes, Núcleo de educação aberta e a distância, 2012. MUNANGA, Kabengele. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Revista sociedade e cultura. V.4, n.2, 2001. Disponível em:< file:///C:/Users/ADM/Downloads/515-2392-1-PB%20(1).pdf >.Acesso em: 03 de fev. 2015. OLIVEIRA, Marileide Antunes de; GOULART JUNIOR, Edward; FERNANDES, José Munhoz. Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: considerações sobre políticas públicas nos Estados Unidos, União Europeia e Brasil. Revista brasileira de educação especial,  Marília ,  v. 15, n. 2, Aug.  2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  03  Fev.  2015.  PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 887-896, 2008. SILVA, Maria Odete E. Crianças e jovens com necessidades educativas especiais: da assistência à integração e inclusão no sistema regular de ensino.  In: BAUMEL, Roseli C. R. de C., SEMEGHINI, Idméa (orgs). Integrar/Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP,1998. ___. Inclusão e formação docente. Revista Eccos, vol 10, n. 2, jul-dec, 2008. WANDERLEY, Fabiana. Normalidade e patologia em educação especial. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v19n2/02.pdf. Acesso em 21 fev. 2012.
Carregando...