Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Pensamento Pedagógico da Educação e da Ed. Física ( GIN05787 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Trata do pensamento pedagógico brasileiro da Educação Física e sua relação com a Educação Física no espaço escolar. Estudo das abordagens pedagógicas e interfaces com o campo da didática. Estudo e vivência das propostas metodológicas produzidas na área e construção de novas propostas teórico-metodológicas.

Bibliografia
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994. SOARES, Carmem Lucia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993. FREIRE, João Batista Freire. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1991.

Bibliografia Complementar
GRUPO DE RABALHO PEDAGÓGICO UFPE-UFSM. Visão didática da Educação Física: análises críticas e exemplos de aulas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1991.  HILDEBRANDT BORSARI, J. R. (Coord.). Educação Física da pré-escola à universidade. São Paulo: EPU, 1980. REINER e LAGING, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Ao Livro Técnico, 1986.  KUNZ, E. (Org.). Didática da Educação Física. Volume 1. Ijuí: Unijuí, 1998. TANI, Go et alli. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
Carregando...