Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
COMPORTAMENTO MOTOR ( DES05099 )
Unidade:
Departamento de Desportos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Entender a aprendizagem e o desenvolvimento motor como aspectos básicos e fundamentais do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano. Compreender o processo de desenvolvimento motor de crianças e adolescentes, por meio da análise crítica de teorias e pesquisas na área. Compreender a importância e as implicações da aprendizagem e desenvolvimento motor na educação física escolar. Explicar as principais categorias e conceitos presentes nos estudos da aprendizagem motora. Vivenciar no ensino da Educação Física escolar, experiência em termos de processo ensinoaprendizagem. Identificar possíveis problemáticas presentes na produção hegemônica da aprendizagem e desenvolvimento motor.

Ementa
Introdução ao estudo do comportamento motor, enfocando o desenvolvimento motor, ênfase infância e adolescência; o controle motor, ênfase nas teorias do processamento da informação; e a aprendizagem motora, ênfase na organização da prática de ensino da Educação Física.

Bibliografia
Tani G. et al. Educação Física Escolar – Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista; São Paulo, Editora EPU, 1988. Haywood K.M.; e Getchell, N.. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida, 3ª edição, Porto Alegre, Editora Artmed, 2004. Gallahue, D. L., e Ozmun, J. C.. Compreendendo o Desenvolvimento Motor, 3ª edição, São Paulo, Editora Phorte, 2005

Bibliografia Complementar
Schimidt, A.R. e Wrisberg C.A.. Aprendizagem e Performance Motora: Uma abordagem da aprendizagem baseada no problema, 2ª edição, Porto Alegre, Editora Artmed, 2006.Tani G.. Comportamento Motor: Aprendizagem e desenvolvimento, 1ª edição, Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan, 2005.Magil, R.A. . Aprendizagem Motora: Conceitos e aplicações, 3ª edição, São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda., 1990.KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios de Neurociência. Editora Manole, 2003.SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, C.A. Aprendizagem e performance motora: Uma abordagem da aprendizagem baseada na situação. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010
Carregando...