Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Educação Física e Saúde ( GIN11592 )
Unidade:
Departamento de Ginástica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Saúde como um fenômeno simultaneamente coletivo e individual, biológico e cultural: dimensões subjetivas, políticas, sociais, históricas. Relação entre conceitos-chavedo campo e os modos de pensar/realizar ocuidado em saúde: um olhar para a educação física. Educação em saúde no espaço escolar

Bibliografia
BAGRICHEVSKY, M.; ESTEVÃO, A.; PALMA, A. (Org.). A Saúde em Debate na Educação Física – Volume 3. Ilhéus: Editus. 2007 CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. WACHS, F.; ALMEIDA, U. R.; BRANDÃO.; F. F. (Org.). Educação Física e saúde coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre/UFRGS: Editora da Rede UNIDA, 20167. 

Bibliografia Complementar
BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (Org.). A Saúde em Debate na Educação Física. Blumenau: Edibes. 2003. BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (Org.). A Saúde em Debate na Educação Física – Volume 2. Blumenau: Nova Letra. 2006 CAPARROZ, F. E. (Org.). Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Vol.1 Vitória: Proteoria, 2001. CARVALHO, Y. M. O mito da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 1995. FRAGA, A. B.; CARVALHO, Y. M.; GOMES, I. M. (Org.). As práticas corporais no campo da saúde. Vol. 1. São Paulo/SP: Hucitec, 2013.
Carregando...