Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
SENSORIAMENTO REMOTO E EDUCAÇÃO ( GEO14095 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Entender os princípios físicos fundamentais em sensoriamento remoto; - Obter imagens e dados de sensoriamento remoto em diversas fontes acessíveis e gratuitas; - Relacionar imagens de satélite com as funções cognitivas; - Interpretar imagens de satélites e utilizá-las na educação básica.

Ementa
Reflexos da evolução tecnológica na Educação. Fundamentos do sensoriamento remoto. Satélites de Sensoriamento Remoto. Níveis de aquisição e acessibilidade de imagens e dados. Relação entre as imagens de satélite e as funções cognitivas. Interpretação de imagens de satélites no ensino de Geografia na escola básica.

Bibliografia
JENSEN, John R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: uma perspectiva em recursos terrestres, Editora Parêntese, São José dos Campos, SP, 2009. FITZ, Paulo R. Geoprocessamento sem complicação, Ed. Oficina de Textos. 2008. NOVO, E. M. de M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. BLUCHER, 4ª Ed. 2011.

Bibliografia Complementar
FLORENZANO, Teresa Gallotti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. FLORENZANO, Teresa Gallotti. Iniciação em sensoriamento remoto. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. .  JENSEN, John R. Introductory digital image processing: a remote sensing perspective. 2nd ed. -. Upper Saddle River, N.J.: Prentice Hall, 1996.  MOREIRA, Maurício Alves. Fundamentos do sensoriamento remoto e metodologias de aplicação. 3. ed. atual. e ampl Viçosa, MG: Ed. UFV, 2005. SLOCUM, Terry A. McMASTER, Robert B.; KESSLER, F. C.; HOWARD, H. H. Thematic Cartography and Geographic Visualization. 2nd ed. Upper Saddle River, N.J.: Pearson Education, 2005.
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