Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
CARTOGRAFIA ESCOLAR ( GEO14084 )
Unidade:
Departamento de Geografia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Compreender as principais teorias que fundamentam o campo da cartografia escolar; - Conhecer o desenvolvimento do campo de pesquisa em cartografia escolar no Brasil e no mundo; - Analisar permanências e mudanças nas perspectivas da cartografia escolar nos documentos curriculares oficiais da educação básica; - Avaliar e utilizar metodologias de mapeamento, leitura e utilização de mapas em ambientes educativos.

Ementa
Mapas e educação em Geografia. Teorias que fundamentam o campo da cartografia escolar. A cartografia escolar nos documentos curriculares oficiais da educação básica. Rumos da pesquisa em cartografia escolar. Metodologias de mapeamento, leitura e utilização de mapas em ambientes educativos.

Bibliografia
ALMEIDA, Rosângela (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. VENTURI, Luiz Antonio Bittar (Org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo, SP: Sarandi, 2011.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. São Paulo: Contexto, 1989. CARLOS, Ana Fani A. (Org.). A Geografia na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009. FONSECA, Fernanda Padovesi; OLIVA, Jaime. Cartografia. 1. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2013. NUNES, Flaviana Gasparotti (Org.). Ensino de geografia: novos olhares e práticas. Dourados, MS: UFGD, 2011. 198 p. PORTUGAL, Jussara Fraga; OLIVEIRA, Simone Santos de; PEREIRA, Tânia Regina Dias Silva (Org.). (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisas e experiências formativas. Curitiba, PR: Editora CRV, 2013.
Carregando...