Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PROGRAMAÇÃO COMPETITIVA ( DCE16222 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Introduzir técnicas de programação e noções de complexidade de algoritmos. [Familiaridade] Familiarização com ambientes de treinamento de competições de programação. [Familiaridade] Estudar estruturas de dados básicas e avançadas comumente utilizadas em competições de programação. [Uso] Estudar algoritmos eficientes de busca e ordenação de dados. [Uso] Apresentar e estudar diferentes tipos de paradigmas de soluções de problemas. [Uso] Apresentar os conceitos e os principais algoritmos de grafos. [Uso] Apresentar e estudar os algoritmos de processamento de strings e geometria computacional. [Uso] Identificar qual o melhor algoritmo ou estratégia deve ser usada para resolver diferentes problemas. [Avaliação] 

Ementa
Revisão de conceitos de programação e algoritmos. Fundamentos de análise de algoritmos. Teoria dos números. Algoritmos de busca e ordenação. Estrutura de dados básicas e avançadas. Paradigmas de soluções de problemas: busca exaustiva, dividir para conquistar, algoritmo guloso e programação dinâmica. Grafos. Processamento de strings. Geometria computacional. 

Bibliografia

Bibliografia Complementar
Steven S. Skiena, Miguel A. Revilla. “Programming Challenges: The Programming Contest Training Manual”. Springer New York, 2006. Steven S. Skiena. “The Algorithm Design Manual”. Springer London, 2008. Robert Sedgewick, "Algorithms in C, Parts 1-4". 3. ed. Addison-Wesley, 2001. Dasgupta, Sanjoy; Papadimitriou, Christos; Vazirani, Umesh. “Algoritmos”. McGraw-Hill: 2010. F.P. Preparata and M.I. Shamos, “Computational geometry: An introduction”, Texts and Monographs in Computer Science, Springer-Verlag, New York, 1985, QA758 P927c.
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