Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto de Sistemas de Software ( DCE16386 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender os princípios de projeto de software. [Uso] Compreender o processo de construção do projeto sistemas de software. [Familiarizar] Executar as fases de um projeto de sistemas de software. [Familiarizar] Definir a arquitetura de um sistema de software. [Uso] Modelar os componentes da arquitetura de software em nível de projeto. [Uso] Documentar os componentes da arquitetura de software em nível de projeto. [Uso] Desenvolver a capacidade de reutilizar software. [Uso] Construir um plano de contingência. [Familiarizar]

Ementa
Princípios de projeto de software. Projeto arquitetural. Arquiteturas de software. Projeto de dados. Projeto detalhado de sistemas de software. Documentação do projeto de sistemas. Verificação e validação do projeto de sistema. Reutilização no projeto de sistemas de software. Plano de contingência.

Bibliografia
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software - Uma Abordagem Profissional. 8. ed. 2016. São Paulo: McGraw-Hill, 2. xxxi, 720 p. SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2007. xiv, 552 p. WAZLAWICK, Raul Sidnei. Análise e design orientados a objetos para sistemas de informação: modelagem com UML, OCL e IFML. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2015. 462 p.

Bibliografia Complementar
COCKBURN, Alistair. Escrevendo casos de uso eficazes: [um guia prático para desenvolvedores de software]. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005. viii, 254 p. BEZERRA, Eduardo. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2. ed. totalmente rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007. xvii, 369 p. MARTINS, José Carlos Cordeiro. Gerenciando projetos de desenvolvimento de software com PMI, RUP e UML. 4. ed. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2007. 325 p. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento interativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. xiv, 695 p. PAULA FILHO, Wilson de Pádua. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. xiii, 1248 p.
Carregando...