Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Arquitetura de Computadores I ( DCE16378 )
Unidade:
Departamento de Computação e Eletrônica
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Capacitar o aluno para identificar os componentes básicos de um computador. [Familiaridade] Descrever a estrutura clássica da Máquina de Von Neumman. [Familiaridade] Capacitar o aluno a descrever a representação de dados em componentes de computador (inteiros negativos e não negativos, representação de ponto flutuante). [Familiaridade] Introduzir a representação e formato de instruções em linguagem de máquina, tipos de endereçamento, a implementação do caminho de dados e de controle, assim como a realização de operações aritméticas. [Familiaridade] Descrever como uma instrução é executada em uma máquina de Von Neumman. [Familiaridade] Construir programas básicos em linguagem de montagem, incluindo chamadas de subrotinas. [Familiaridade] Mostrar como o desenvolvimento de programas em linguagem de alto nível são implementados em linguagem de montagem. [Uso] Identificar as principais tipos de memória, explicando os efeitos de latência de memória no tempo de execução. [Familiaridade] Explicar os princípios de hierarquia de Memória, gerenciamento de memória, princípios de memória virtual. [Familiaridade] Explicar como interrupções são usadas para implementar controle de entrada e saída de dados e transferência de dados. [Familiaridade] Identificar os vários tipos de barramentos em um sistema de computador. [Familiaridade] Descrever as vantagens e limitações de arquiteturas RAID. [Familiaridade] Descrever paralelismo em nível de instrução, e como são gerenciados com pipeline. [Familiaridade] Capacitar o aluno quanto aos conceitos arquiteturais e técnicas de melhoria de desempenho, permitindo-o compreender a influência destas técnicas nos sistemas computacionais. [Familiaridade]

Ementa
Evolução da arquitetura dos computadores. Organização de computadores. Aritmética computacional. Processador. Introdução à linguagem de montagem. Sistemas de memória (cache, principal e virtual). Barramento e interconexão com dispositivos de entrada e saída de dados. Arquiteturas avançadas.

Bibliografia
PATTERSON, David A.; HENNESSY John L. Computer Organization and Design, Fifth Edition: The Hardware/Software Interface. Elsevier, 2014. STALLINGS, William. Arquitetura e Organização de Computadores: Projeto para o Desempenho. 8a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. 6a ed. São Paulo: Person Education do Brasil: Prentice Hall, 2013. xii, 449 p.

Bibliografia Complementar
WANG, Shuangbao Paul; LEDLEY, Robert S. Computer Architecture and Security: Fundamentals of Designing Secure Computer Systems. John Wiley \& Sons, 2013. ANIDO, Ricardo O. Linguagem de Montagem, 1a ed. Editora Campus, 2016. IRVINE, Kip. Assembly Language for x86 Processors. 7th Edition. Prentice-Hall, 2014. Bindal A., Fundamentals of Computer Architecture and Design. 2nd ed. Springer, 2019. Harris D. Harris S., Digital Design and Computer Architecture. Edição: 2. Morgan Kaufmann Publishers, 2012.
Carregando...