Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio ( PEFI0042 )
Unidade:
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física em Rede
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Construção de sequências didáticas com foco direto no processo ensino-aprendizagem na sala de aula.

Ementa
Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea. A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

Bibliografia
Artigos recentes publicados em revistas de ensino de física, particularmente, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), no Caderno Brasileiro de Ensino de Física e no American Journal of Physics. 

Bibliografia Complementar
Carregando...