Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Empreendedorismo ( DET08148 )
Unidade:
Departamento de Engenharia e Tecnologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
9
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
As atividades da disciplina têm a finalidade de desenvolver o espírito empreendedor no sentido amplo, ou seja, estimular nos alunos a iniciativa para novos negócios, a busca de novos conhecimentos por conta própria, iniciar projetos profissionais e sociais, liderar mudanças no seu local de trabalho e na sua comunidade visando o bem comum. Bem como: - Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; - Atuar em equipes multidisciplinares; - Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; - Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; - Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.

Ementa
Planos de negócios simplificados. Criação e lançamento de uma empresa no mercado. Análise das forças centrais da empresa emergente e perfil do empreendedor. Características do empreendedor e exercício de negociação. Criatividade. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Planejamento financeiro nas empresas emergentes. Conceitos básicos de legislação empresarial para pequenos empresários. Conceitos básicos de propaganda aplicados a empresas emergentes. Mudança organizacional. Estudo de casos.

Bibliografia
ANDREASSI, T. Práticas de Empreendedorismo: casos e planos de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2012 DOLABELA, F. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011.

Bibliografia Complementar
DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007. DORNELAS et al. Planos de negócios que dão certo. Rio de Janeiro: Campus, 2007. DORNELAS et al. Como conseguir investimentos para o seu negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2008. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2011. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
Carregando...