Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estratégia Organizacional ( DET09915 )
Unidade:
Departamento de Engenharia e Tecnologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
1.       Possibilitar ao aluno uma visão ampla do conceito de estratégia de empresa. 2.      Introduzir e incentivar a aplicação dos pressupostos de gestão estratégica e vantagem competitiva. 3.   Desenvolver habilidade para analisar a estratégia organizacional, identificar o modelo e sugerir melhoramentos na prática

Ementa
Introdução ao comportamento estratégico. Pensamento estratégico: perspectivas; posições; planejamento estratégico; padrões; processos. Escolas do pensamento estratégico: as escolas prescritivas; e as escolas descritivas. Estratégia de produção de bens e serviços. Aplicações

Bibliografia
1. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia : um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.. 2. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 3. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção . 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009

Bibliografia Complementar
1. MINTZBERG, H. O Processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 2. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 24. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 3. PORTER, Michael E. Competição = Oncompetition: estratégias competitivas essenciais. 16. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 1999. 4. TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V. P. Gestão de inovação de produtos: estratégia, processo, organização e conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2007. 5. PERRONE, Renato Gomes. Sistema de planejamento corporativo: enfoque sistêmico. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
Carregando...