Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gestão de Qualidade Total ( DET09828 )
Unidade:
Departamento de Engenharia e Tecnologia
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Fornecer aos discentes uma visão sistêmica e abrangente da área da Qualidade, suas interfaces e ferramentas de gestão.

Ementa
A Evolução do Conceito da Qualidade. Gerenciamento da Qualidade Total. Custo da Qualidade. Os efeitos do Gerenciamento da Qualidade sobre a Produtividade. Qualidade e o Papel da Administração da Empresa. A melhoria da Qualidade e o papel dos empregados. Diretrizes da Qualidade e seus desdobramentos. Desdobramento da Função Qualidade. Qualidade dos Sistemas de Gerenciamento. Gerenciamento pelas Diretrizes. Gerenciamento por Processos. Gerenciamento da Rotina. Tendências atuais e Modelos para Gerenciamento da Qualidade. Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos.

Bibliografia
1. PALADINI, E.P.; CARVALHO, M.M. (Coord.). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.  2. MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.  3. WERKEMA, M. C.C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte, Werkema, 2006.

Bibliografia Complementar
1. HEGEDUS, C.E.N. Conhecendo a qualidade para um bom gerenciamento. Olinda, PE: Livro Rápido, 2016.  2. COSTA, A.F.B.; EPPRECHT, E.K.; CARPINETTI, L.C.R. Controle estatístico de qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.  3. ROBLES JR., A. Custos da qualidade: aspectos econômicos da gestão da qualidade e da gestão ambiental. 2. ed. rev. e ampl São Paulo: Atlas, 2003. 4. STADLER, Humberto. Estratégias para a qualidade: o momento humano e o momento tecnológico. Curitiba: Juruá, 2006.  5. MELLO, C.H.P. et al. ISO 9001:2008: sistema de gestão da qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo, SP: Atlas, 2009.
Carregando...