PINEL, Hiran. A educação especial & social em Janusz Korczak. São Paulo: Clube de Autores, 2015.
BRAGIO, J.; SOBROZA, M. C. Ser professor da educação especial: experiência narrada e vivida (no hospital e) na classe hospitalar. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 15, p. 1-15, 2021.
PINEL, Hiran. Alguém atrás da porta. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Vitória, v. 02, n.12, p. 132-150, 2000. Centro Pedagógico - PPGE-UFES, Vitória, v. 3, n.II, p. 93-100, 1996.
FURLEY, A. K. L. POR UMA FENOMENOLOGIA DO BRINCAR. 1. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2020. v. 1. 225p .
FURLEY, A. K. L. ; PINEL, H. . POR UMA FENOMENOLOGIA DO BRINCAR; E-book. 3. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2020. v. 1. 225p.
ARAUJO, M. P. M.; FERNANDES, H. Educação Inclusiva perspectivas e práticas pedagógicas. 1. ed. São Carlos, SP.: Pedro & João, 2020. v. 1. 239p.PINEL, H.; COSMO, M. Memórias, experiências e sentidos de ser professora pomerana. 1. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2018. v. 1. 140p
PINEL, Hiran; BRAVIN, Rodrigo; FERREIRA, Herberth. Classe Hospitalar, Educação (Especial) e Saúde: estudos fenomenológicos. Vitória: Der Autoren, 2023.
MOURA, Menderson Rezende; PINEL, Hiran. Ser Leonardo: Educação Especial e cinema. São Paulo: Clube de autores, 2023.