BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.CARCANHOLO, Reinaldo (org.). Capital: essência e aparência. São Paulo: Expressão Popular, 2011. v. 1. CHAGAS, Eduardo Ferreira. A primazia da natureza ante o espírito em Ludwig Feuerbach. Trans/ Form/ Ação. v. 32, n. 2, p. 119-133, 2009.CHISTÉ, Priscila de Souza. Formação humana em diálogo: educação profissional, estética e arte. Vitória: Edifes, 2017.DELLA FONTE, S. S. A formação humana em debate. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, v. 35, p. 379-395, 2014.DELLA FONTE, S. S. Marx e a literatura em O capital. Estudos Avançados, [S. l.], v. 33, n. 97, p. 347-359, 2019.DELLA FONTE, Sandra Soares. Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber. Interface, Botucatu, v. 11, n. 22, 2007. DELLA FONTE, Sandra Soares. Formação omnilateral e a dimensão estética em Marx. Curitiba: Appris, 2020.DERRIDA, Jacques. Marx & Sons. In SPRINKER, Michael (org.). Ghostly demarcations: a symposium on Jacques Derrida’s Spectres of Marx. London: Verso, 2008. p. 213-269.DUARTE, Newton; DELLA FONTE, Sandra Soares. Arte, conhecimento e paixão na formação humana. Campinas: Autores Associados, 2010.DUARTE, Rodrigo. Marx e a natureza em O capital. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1995.EAGLETON, Terry. Marxism without Marxism. In: SPRINKER, Michael (org.). Ghostly demarcations: a symposium on Jacques Derrida’s Spectres of Marx. London: Verso, 2008. p. 83-87.ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia alemã clássica. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Edições Avante! Edições Progresso, 1985a. p. 378-421. Tomo 3.FEUERBACH, Ludwig. Princípios da filosofia do futuro. Covilhã: LusoSofia Press, 2008.FEUERBACH, Ludwig. Tesis provisionales para la reforma de la filosofia. Folio: Barcelona, 2002.FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Possibilidades e limites do trabalho enquanto princípio educativo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/ Fundação Carlos Chagas, n. 68, p. 29-38, 1989.FREDERICO, C. O jovem Marx – 1843-1844: as origens da ontologia do ser social. São Paulo: Cortez, 1995.FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005. p. 19-62.FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de Educação integral de trabalhadores – Excertos. [2005?]GABRIEL, Mary. Amor e capital: a saga familiar de Karl Marx e a história de uma revolução. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.KOLLER, H-C. Bildung and radical plurality: towards a redefinition of Bildung with reference to J.F. Lyotard. Educational Philosophy and Theory, v. 35, n. 2, p. 155-65, 2003.LIFSCHITZ, Mikhail. The philosophy of art of Karl Marx. 2. ed. London: Pluto Press Limited, 1976.MANACORDA, Mário A. Marx e a formação do homem. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 11, n. 41e (número especial), p. 6-15, abr. 2011.MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.MARTINS, Lígia Martins. Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, N. (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 53-73.MARX, Eleanor. Karl Marx por Eleanor Marx. Mouro – Revista Marxista, Ideo/Graphos, ano 3, n. 4, p. 11-18, jan. 2011.MARX, Karl. Cadernos de Paris e Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. São Paulo: Expressão Popular, 2015.MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004a.MARX, Karl. O capital (livro 1).10. ed. São Paulo: Difel, 1985b. v. I e II.MARX, Karl. O capital: crítica da Economia Política (livro I). São Paulo: Boitempo, 2013. livro 1.MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987c. v. 1. p. 159-163. (Coleção os Pensadores).MARX, Karl; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011b.MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Cultura, arte e literatura. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 87-90.NOGUEIRA, M A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1990.NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p.137-151, abr. 2007.OLIVEIRA, Avelino da Rosa; OLIVEIRA, Neiva Afonso. Modelos de formação humana: paidea, Bildung e formação omnilateral. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; DALBOSCO, Claudio A. HERMANN, Nadja (Org.). Percursos hermenêuticos e políticos: homenagem a Hans-Georg Flickinger. Passo Fundo/Caxias do Sul, Porto Alegre: Editora UPF/ Editora PUC-RS/ EDUCS, 2014. p. 208-222.PRAWER, S. S. Karl Marx and world literature. Verso: London/ New York, 2011.RIKOWSKI, Glenn. Marx and the Education of the Future. Policy Futures in Education, v. 2, Numbers 3 & 4, p. 565-577, 2004ROSDOLSKY, Roman. Gênese e estrutura de O capital. Rio de Janeiro: EDUERJ/ Contraponto, 2001.SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ-EPSJV, 1989.SAVIANI, Dermeval. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva, Florianópolis, v. 31 n. 1, 185-209, jan./abr. 2013.SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abril 2007b.SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 422-433, set./dez. 2010.SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem numa série de cartas. Tradução de Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. 4. ed. São Paulo: Iluminuras, 2002TONET, Ivo. Educação contra o capital. Maceió: EDUFAL, 2007.TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Unijuí, 2005.TUMOLO, Paulo Sérgio. O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível? Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 90, p. 239-265, jan./abr. 2005.VÁZQUEZ, Adolfo. A ideias estéticas de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.