Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio em Pesquisa I ( PPGE1730 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Matrizes interpretativas da história e da sociologia na constituição do campo educacional no Brasil. Interlocuções e debates produzidos a partir dessas matrizes, em diferentes contextos sócio-históricos e culturais da sociedade brasileira.

Bibliografia
Bibliografia básica ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e tradição: reflexões a partir de Hannah Arendt e Walter Benjamin. Revista Entreideias, Salvador, v. 4, n. 2, p. 106-119, jul./dez. 2015. ANDERY, M. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 6. ed. São Paulo: EDUC/Espaço e Tempo, 1996. ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais revista multidisciplinar, v. 1, p. 1-12, 2016. BURRELL, Gibson; MORGAN, Gareth. Sociological paradigms and organizational analysis. 3. ed. London: Routledge, 2019. LARIVIÈRE, V. et al. The place of serials in referencing practices: comparing natural sciences and engineering with social sciences and humanities. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 57, n. 8, p. 997-1004, 2006. SANTIN, Dirce Maria; VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Internacionalização da produção científica brasileira: políticas, estratégias e medidas de avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30 p. 81-100, 2016. SILVA, R. H. dos R.; GAMBOA, S. S. Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumental de análise. Atos de Pesquisa em Educação Especial, v. 6, n. 2, mai./ago. 2011. SIMÕES, Regina Helena Silva; CARVALHO, Janete Magalhães. O que dizem os periódicos brasileiros sobre formação e práxis dos professores (1990-1997). In: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, 2002. p. 157-299. Bibliografia complementar MONTARDO, Sandra Portella; ROCHA, Paula Jung. Cartografia da utilização da mídia no espaço virtual em Novo Hamburgo: proposta de referencial teórico. Revista Gestão e Desenvolvimento, Novo Hamburgo, v. 2, n. 1, p. 63-67, jan./jun. 2005. NARDI, R. Memórias da Educação em Ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, p. 63-101, 2005. AZEVEDO, Fernando de. Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 1943. BERTHELOT, Jean-Michel. Sociologia, história e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. BURKE, Peter. Sociologia e história. Porto: Edições Afrontamentos, 1980. BOTTON, Alexandre M. A questão do método na ensaística de Theodor Adorno. Revista Thaumazein, Santa Maria, v. 7, n. 13, p. 97-114, jul. 2014. DUARTE, André. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000. GONDRA, José Gonçalves; VIEIRA, Carlos Eduardo; SIMÕES, Regina Helena Silva; CURY, Claudia Engler. History of education in Brazil: the construction of a knowledge field. Pedagogia Histórica, Londres, v. 50, n. 6, p. 822-829, 2014. MENDES, E. G. A escolarização de crianças e jovens com deficiências na França e a perspectiva da inclusão escolar. In: MENDES, E.G.; ALMEIDA, M. A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira & Marin, 2010. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: Inep; Reduc, 1989. TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre. v. 11, n. 2, p. 261-282, 2006. MENEZES, Edmilson; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Elements of Max Weber 's comprehensive sociology: categorical application for research in education. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 48, p. 1-16, 2022.

Bibliografia Complementar
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