Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Qualificação do Projeto de Dissertação ( PPGE1729 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Apresentação do projeto de pesquisa: constituição do campo problemático; revisão da literatura; discussão aprofundada do quadro teórico-metodológico; cronograma; formatação de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Bibliografia
Bibliografia: ALMIND, T. C.; INGWERSEN, P. Informetric analyses on the world wide web: methodological approaches to “webmetrocs”. Journal of Documentation, Bingley United Kingdom, v. 53, n. 4, p. 404-426, 1997. BITTENCOURT, Juverci Fonseca. A formação continuada de professores na educação infantil: diálogos entre a produção acadêmico-científica e a pesquisa-formação. 2017. Dissertação (mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. BLESSING, L. T. M.; CHAKRABARTI, A. DRM, a design research methodology. Springer-Verlag, London. 2009. FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, n. 79, p. 257-272, 2002. GLAT, R.; ANTUNES, K. Pesquisa em educação especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia. In: TAQUETTE, S. R.; CALDAS, C. P. (org.). Ética e pesquisa com populações vulneráveis. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012. p. 267-292. GUARALDO, Olivia. Condizione o natura? La risposta di Hannah Arendt. Cosmopolis. Rivista di filosofia e teoria politica. Sommario 1/2019. MONARCHA, Carlos. História da educação (brasileira): formação do campo, tendências e vertentes investigativas. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 21, p. 51-77, jan./abr. 2007. VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014. STENGERS, Isabelle. Another Science is possible: a “pleia” for slow science. Faculté de Philosophie et Lettres, ULB 13 December 2011, Inauguratial lecture Chair Willy Calewaert 2011- 2012 (VUB). Bibliografia complementar ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo, resenha e recensão: apresentação. 2.e d. Rio de Janeiro, 2021. 2 p. Disponível em: https://www.abntcolecao.com.br/normavw.aspx?ID=452480. Acesso em: 20 jun. 2022. Acesso exclusivo para assinantes da coleção eletrônica. BRAYNER, Flavio. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Brasília: Liber Livro, 2008. BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1974. KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014. HEGENBERG, Leonidas. Etapas da Investigação Científica. São Paulo: Ed. Pedagógica e Univers./ EDUSP, 1975. LOURENÇO, C. A. Automação em bibliotecas: análise da produção via Biblioinfo (1986/1994). In: WITTER, G. P. (org.). Produção científica. Campinas: Átomo, 1997. p. 25-40. MEGID NETO, J. Três décadas de pesquisas em educação em ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 341-355. SILVEIRA, M. A. A.; BAZI, R. E. R. As referências nos estudos de citação: Algumas questões para discussão. Datagramazero, v. 10, n. 4, p. 1-11, 2009.

Bibliografia Complementar
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