Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa II em Educação Formação Humana e Políticas Públicas ( PPGE1747 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Pesquisas no campo da educação relacionadas aos processos formativos e às políticas educacionais. Problemas de investigação, referenciais teóricometodológicos, sujeitos e lócus de pesquisa tendo em vista o avanço do conhecimento na área. Produção de projetos de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia Básica: COSTA, Cláudia B.; MACHADO, Maria Margarida. Políticas de educação de jovense adultos no Brasil. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2017. FERRARO, Alceu. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectivada dialética marxista. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, jan./abr.2012. MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine Metodologia da pesquisa em educação:abordagens qualitativas, quantitativas e mistas (material de apoio) Disponível em:https://almedina.ams3.cdn.digitaloceanspaces.com/pdf_preview/material-de-apoio.pdf TORRES, Carlos Alberto (org.) Teoria crítica e sociologia política da educação.Trad. de Maria do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.(Biblioteca Freiriana; v.6). TELLO, César. Los objetos de estudios de la política educativa / César G. Tello. –1. ed . - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. Libro digital,EPUB. TELLO, César. Epistemologías de la política educativa : posicionamientos,perspectivas y enfoques. ( coordinador y compilador).1.ed. – Campinas, SP: Mercadode Letras, 2013. ( Série Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuadado Educador)Bibliografia Complementar CATELLI JR.,R.;HADDAD, S.;RIBEIRO,V.M.(orgs.) A EJA em Xeque -desafios daspolíticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI. São Paulo: Global, 2014. JULIÃO, Elionaldo Fernandes; Paiva, Jane. Políticas de educação de jovens eadultos: construindo diálogos com as Américas.1.ed. Petrópolis, RJ: De Petrus: Riode Janeiro: FAÈRJ, 2015 OLIVEIRA, Edna Castro de et al (organizadoras). Educação de Jovens e Adultos:trabalho e formação humana. São Carlos: Pedro &João Editores, 2014.PAIVA, Jane; PINHEIRO, Rosa A. Pesquisas em educação de jovens e adultos:ações plurais, sentidos singulares. NATAL, RN; EDUFRN, 2011. SANTOS, Clarice Aparecida [et al. organização]. Dossiê da educação do campo:documentos (1998-2018). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. TIRIBA, Lia; CIAVTTA, Maria. Trabalho e educação de jovens e adultos (Orgs.).Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011. TORRES, Carlos Alberto. Epistemologías de la investigacíon y la docencia: unacercamiento desde Freire y la teoria crítica .In Epistemologías de la políticaeducativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. (coordinador ycompilador).1.ed. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013. ( Série Educação Geral,Educação Superior e Formação Continuada do Educador)

Bibliografia Complementar
Carregando...