Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa I em Educação Especial e Processos Inclusivos ( PPGE1719 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Pensamento científico contemporâneo e a pesquisa em educação especial. Método e diferentes abordagens epistemológicas. Reflexões para elaboração do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica BEBRENS, Marilda Aparecida; OLIARI, Anadir Luiza Thomé. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional a complexidade. In: Diálogos Educ. Curitiba, v. 7. n. 22, set./dez. 2007, p. 53-66. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Coleccin Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005. LEAL, Elisabeth Juchem Machado. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. In: Contrapontos. Ano 2. n. 5, Itajaí, mai./ago. 2002. p. 237-250. MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. SILVA, Régis Henrique dos Reis; GAMBOA, Silvio Sánchez. Análise epistemológica da pesquisa em educação especial: a construção de um instrumento de análise. In: Atos de pesquisa em educação. PPGE/ME FURB. v. 6. n. 2, mai./ago. 2011. p. 373-402. Bibliografia complementar BAPTISTA, Claudio Roberto.; JESUS, Denise M. de. (Org.). Conhecimento e Margens: ação pedagógica e pesquisa em educação especial. Porto Alegre: Mediação / CVD/FACITEC, 2009. BECKER; H.S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1999. BECKER; H.S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1990. JESUS, D. M. de.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. (Org.). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: EDUFES, 2005. JESUS, D. M. de.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L. (Org.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação / Prefeitura Municipal de Vitória/CVD/FACITEC, 2007. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MICHEL, Metodologia e pesquisa em ciências sociais. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2015. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VICTOR, Sonia Lopes.; DRAGO, Rogério.; PANTALEÃO, Edson. (Org.). Educação Especial: indícios, registros e práticas de inclusão. São Carlos: Pedro & João Ed., 2013. VICTOR, Sonia Lopes.; DRAGO, Rogério.; PANTALEÃO, Edson. (Org.). Educação Especial no Cenário Educacional Brasileiro. São Carlos: Pedro & João Ed., 2013.

Bibliografia Complementar
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