ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade . vol. 26, n. 91, Maio./Ago. São Paulo: Cortez; Campinas, CEDES, 2005.
KOHAN, Walter Omar. Infância e filosofia. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 40-61.
MARCHI, Rita de Cássia. A teoria social contemporânea e a emergência da .sociologia da infância. na segunda modernidade: aspectos teóricos e políticos. In: MÜLLER, Fernanda (Org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 85-109.
PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012, p. 25 . 57.
PROUT, Alan. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In: MÜLLER, Fernanda (Org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 21-41.
SANTOS, Núbia de Oliveira. Intimidade e estranhamento na pesquisa com crianças. In: PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Jasneiro: Nau, 2012, p. 131-152.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 17-39.
SILVA, Lizeth C. Alfonseca; FÁVERO, Altair Alberto. Hannah Arendt y su condición humana. In: FÁVERO, A, A.; CASAGRANDA, E. A. (Orgs.). Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.