Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Infância, pensamento e educação ( PPGE1773 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Estudos da infância em diálogo com diferentes campos do conhecimento. A infância contemporânea e a educação: (re) significando o campo. Infância e educação: perspectivas de pesquisa.

Bibliografia
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007. Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação/Centro de Estudos Educação e Sociedade . vol. 26, n. 91, Maio./Ago. São Paulo: Cortez; Campinas, CEDES, 2005. KOHAN, Walter Omar. Infância e filosofia. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 40-61. MARCHI, Rita de Cássia. A teoria social contemporânea e a emergência da .sociologia da infância. na segunda modernidade: aspectos teóricos e políticos. In: MÜLLER, Fernanda (Org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 85-109. PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Um pequeno mundo próprio inserido num mundo maior. In: PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012, p. 25 . 57. PROUT, Alan. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In: MÜLLER, Fernanda (Org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisas e instituições. São Paulo: Cortez, 2010. p. 21-41. SANTOS, Núbia de Oliveira. Intimidade e estranhamento na pesquisa com crianças. In: PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (Orgs.). Infância em pesquisa. Rio de Jasneiro: Nau, 2012, p. 131-152. SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 17-39. SILVA, Lizeth C. Alfonseca; FÁVERO, Altair Alberto. Hannah Arendt y su condición humana. In: FÁVERO, A, A.; CASAGRANDA, E. A. (Orgs.). Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

Bibliografia Complementar
Carregando...