Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projetos Agroindustriais II ( DEA14015 )
Unidade:
Departamento de Engenharia de Alimentos
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ter uma visão geral da natureza e concepção de projetos agroindustriais no contexto socioeconômico, tecnológico e ambiental da indústria de alimentos. Saber realizar as etapas de elaboração de um projeto agroindustrial. 

Ementa
Elaboração de projetos para agroindústrias fictícias ou reais, de acordo com a demanda. Poderão ser realizados os seguintes estudos: Pesquisa de Mercado, Estudo de Engenharia, Estudo de Impactos Ambientais, Estudo de Localização, Estudo de Tamanho, Estudo de Custos, Estudos de Investimento, Estudo de Financiamento, regulamentação da agroindústria, realização da análise de viabilidade econômica, realização de análise de sensibilidade e risco. Elaboração do projeto final

Bibliografia
BATALHA, M. O. Gestão agroindustrial: GEPAI: Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais . 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 2 v. BUARQUE, C.; JAVIER OCHOA, H. Avaliação econômica de projetos: uma apresentação didática . Rio de Janeiro: Campus. Todas edições SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção . 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. 703 p. WOILER, S; MATHIAS, W. F. Projetos: planejamento, elaboração e análise . 1ª e 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas.

Bibliografia Complementar
ASSAF NETO, A. Matemática financeira e suas aplicações . 12ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012. 287 p. BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística de empresarial . 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 616 p. CASAROTTO FILHO, N. Elaboração de projetos empresariais: análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio . São Paulo: Atlas, 2009. 248 p. CORREIA NETO, J. F. Elaboração e avaliação de projetos de investimento . Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. 264 p. FULLER, Gordon W. New food product development: from concept to marketplace . 3ª ed. Boca Raton: CRC, 2011. 487 p. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing . 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. PINHEIRO, R. M. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado . 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. 164 p. SILVA, C. A. B. Introdução à preparação e avaliação de projetos agroindustriais . Partes I e II, 2001. 76p.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.