Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Concepções da educação Infantil I: artes visuais ( ECH16776 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
A disciplina de Arte e Educação Infantil contempla o estudo do fenômeno artístico a partir de uma perspectiva histórico-social e sua vinculação ao espaço pedagógico. Por meio de um olhar dialógico, a disciplina de arte propõe uma incursão no universo multifacetado das diversas linguagens artísticas e suas formas de expressão, privilegiando o exame de conceitos, teorias e abordagens que estruturam este campo do saber. Identificar a importância da Arte na formação do Educador e na prática educativa; Definir as concepções e os aspectos da arte; Analisar a história da arte; Identificar o processo sociocultural na construção da arte; Analisar as interfaces da arte e da educação; Desenvolver Práticas de Extensão na área de Educação Infantil com ênfase em artes visuais.

Ementa
Como principio educativo:  o processo de criação na prática pedagógica. A arte no cotidiano escolar:  aspectos históricos, organização de prática educativa, presença de tecnologia do ensino da arte. Práticas de Extensão na área de Educação Infantil com ênfase em artes visuais.

Bibliografia
BARBOSA, A. M. (Org .). Arte\Educação contemporânea : consonâncias internacionais. São Paulo: Editora Cortez. 2006. GOBBI, M. A. Ver com olhos livres: arte e educação na primeira infância. São Paulo: Editora Cortez, 2007. MARTINS, M. C. Didática do ensino da arte, a língua do mundo : D poetizar, fruir e conhecer a arte. São Paulo. 1998.

Bibliografia Complementar
BARBOSA, A. M. Arte Educação no Brasil : das origens ao modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1978. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política . Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1995. BOSI, A. Reflexões sobre a arte . 7.ed. São Paulo: Ática, 2000. CLERO, C. As atividades plásticas na escola e no lazer . São Paulo: Cultrix, 1974. VIGOTSKI, L. S. Escritos sobre arte . São Paulo: Mireveja, 2022.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.