Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Área de conhecimento I: linguagens ( ECH16780 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
5

Objetivos
Refletir sobre diferentes contextos e situações sociais em que se produzem textos e sobre as diferenças em termos formais, estilísticos e linguísticos que esses contextos determinam, incluindo-se aí a multissemiose e características da conectividade (uso de hipertextos e hiperlinks, dentre outros, presentes nos textos que circulam em contexto digital); Usar recursos linguísticos e multissemióticos de forma articulada e adequada, tendo em vista o contexto de produção do texto, a construção composicional e o estilo do gênero e os efeitos de sentido pretendidos; Produzir textos pertencentes a gêneros orais e escritos diversos, considerando-se aspectos relativos ao planejamento, à produção, ao redesign, à avaliação das práticas realizadas em situações de interação social específicas Desenvolver  Práticas de Extensão na área de Linguagens.

Ementa
Diferentes linguagens: modos verbais (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora, digital. Componentes curriculares: culturas infantis tradicionais e contemporâneas. O processo de alfabetização como foco da ação pedagógica. Gêneros Discursivos. Processos enunciativos. Atividade de produção de textos nos anos iniciais.  Práticas de Extensão na área de Linguagens.

Bibliografia
ABAURRE, M. Cenas de aquisição de escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: ALB e Mercado de Letras, 2003. BATISTA, A. A. G. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004 (Coleção Linguagem e Educação). LERNER, Delia.  Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário . Porto Alegre: Artmed, 2018. 120p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536308180

Bibliografia Complementar
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação: São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BATISTA, Antônio Augusto Gomes; VAL, Maria da Graça Costa (Orgs.). Livros de alfabetização e de português. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004 (Coleção Linguagem e Educação). KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura . 11.ed. São Paulo: 2007. KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor . 10.ed. São Paulo: Pontes: 2007. KLEIMAN, Ângela. Leitura ensino e Pesquisa . 3.ed. São Paulo: Pontes, 2008.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.