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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
História da educação brasileira ( ECH16767 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é traçar um panorama da história da educação brasileira.

Ementa
Aspectos que configuraram a Educação Brasileira nos processos sociais, políticos, econômicos e culturais na História do Brasil colonial, imperial e republicano. As teorias e práticas pedagógicas no Brasil Contemporâneo. Relações étnico-raciais, identidade e gênero na educação brasileira. 

Bibliografia
HILSDORF, M. L. S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. CUNHA, M. V. A educação dos educadores : da Escola Nova à escola de hoje. Campinas: Mercado de Letras, 1995. SCHWARCZ, L. M. O Espetáculo das Raças : Cientistas, Instituições, e Questão Racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Bibliografia Complementar
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização . São Paulo: Companhia das Letras,1992. LOPES, E. M. T., FARIA FILHO, L. M., VEIGA, C. G. (Orgs). 500 anos de educação no Brasil . Belo Horizonte: Autêntica, 2000. MONARCHA, C. (Org). História da Educação Brasileira . Ijuí: UNIJUÍ, 1999. NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República . São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. edição. Campinas: Autores Associados, 2008.
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