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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Concepções de ensino fundamental (anos iniciais) II ( ECH16794 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Compreender aspectos relacionados às questões da escola, seu cotidiano e sua práxis nas diferentes áreas de conhecimento, preferencialmente, em escolas Públicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Analisar os problemas e possiblidades de trabalho pedagógico a partir das leituras sobre a escola; Propor formas de redirecionamento do trabalho pedagógico a partir de algumas vivências na escola em interlocução com o Estágio Supervisionado; Compreender as várias possibilidades de mediação pedagógica em sala de aula; Promover articulação com as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado

Ementa
Componentes curriculares: estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos. Diferentes leituras sobre a práxis educativa no Ensino Fundamental. Identificação e Análise dos problemas da prática de ensino na sala de aula (especialmente na rede pública) e as propostas de superação desses problemas com base nas diferentes teorias educacionais. Interlocuções com o Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental II (anos iniciais).

Bibliografia
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 5.ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. SNYDERS, Georges. Alunos Felizes: Reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 35.ed. revista. Campinas, S.P: Autores Associados, 2002.

Bibliografia Complementar
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf GASPARIN, J.L. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas: S.P: Autores Associados, 2009. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2012. SACRISTÁN, J, G; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2011. 387p. Disponível em: https://cengagebrasil.vitalsource.com/books/9788536312774
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