Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História da Educação ( ECH16762 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
O objetivo da disciplina é apresentar um panorama histórico da educação ocidental percebendo continuidades e rupturas nos seus objetivos e objetos, bem como contextualizá-la.

Ementa
História da educação ocidental. História da educação: objeto, métodos, teoria e pesquisa.  A educação no mundo antigo. A educação na época medieval. A educação moderna. A educação contemporânea. Questões atuais em Educação: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa. Educação, ética e direitos humanos.

Bibliografia
GHIRALDELLI Jr, P. História da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. HILSDORF, M. L. S . Pensando a educação nos tempos modernos. São Paulo: EDUSP, 1998. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico- metodológicas. Educação em Revista. Belo Horizonte. n. 46. p. 201-218. dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/n46/a08n46

Bibliografia Complementar
ARIÈS, P. História social da criança e da família . 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. JAEGER, Werner. Paidéia : a formação do homem grego. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. MARROU, H. I. História da educação na antiguidade. São Paulo: EPU, 1990. MANACORDA, M. A. História da Educação : da antiguidade aos nossos dias. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2002. SOUZA, Neusa Maria Marques de. História da Educação . 1.ed. São Paulo, Avercamp, 2012.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.