CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; NUNES, Isabel Matos; RAASCH, Leida. Formação continuada em Educação Especial: um diálogo entre as perspectivas Histórico-Cultural, Enunciativo-Discursiva e a Teoria Figuracional. In: SANTOS, Záira Bomfante dos; CRISTOFOLETI, Rita de Cassia (orgs). Ensino na Educação Básica: linguagens e perspectivas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em http://encontrografia.com/wp-content/uploads/2020/12/ebook-Ensino-na-Educacao-basica.pdf
GUIMARÃES, Décio Nascimento; CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; PEROVANO, Laís Perpetuo (orgs). Práticas inclusivas em foco. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. 112 p. Disponível em: https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2021/04/ebook-Praticas-Inclusivas-em-foco-1.pdf
PEROVANO, Laís Perpetuo; MELO, Douglas Christian Ferrari de. Práticas inclusivas: Saberes, estratégias e recursos didáticos 2.ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em: https://inclui.org/wp-content/uploads/2021/04/ebook-Praticas-inclusivas_SERD_2a-ed.pdf
L.S. VIGOTSKI. L.S. VIGOTSKI. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui ., São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JvycVmnwS39xrXQbCXgCycw/?lang=pt&format=pdf
L.S. VIGOTSKI. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf