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Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Ensino e Pesquisa: Educação Especial ( ECH16774 )
Unidade:
Departamento de Educação e Ciências Humanas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
90
Número de Créditos:
4

Objetivos
Oportunizar aos alunos a elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino e pesquisa na Educação Especial que atenda as diversidades e singularidades de aprendizagens dos alunos.

Ementa
O processo de Ensino e Pesquisa na área da Educação Especial. A investigação nos espaços educativos de escolarização do aluno com deficiência: escola comum, instituições especializadas e Atendimento Educacional Especializado. Observação, intervenção e análise crítico reflexiva sobre o processo de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência e o sistema de serviços de apoio.

Bibliografia
BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . Brasília, Janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf PADILHA, A. M. Práticas Pedagógicas na Educação Especial. São Paulo: Ed. Aut. Assoc, 2005. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – V. Fundamentos de Defectologia. Madrid: Machado Grupo de Distribución, S.L, 2012.

Bibliografia Complementar
CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; NUNES, Isabel Matos; RAASCH, Leida. Formação continuada em Educação Especial: um diálogo entre as perspectivas Histórico-Cultural, Enunciativo-Discursiva e a Teoria Figuracional. In: SANTOS, Záira Bomfante dos;  CRISTOFOLETI, Rita de Cassia (orgs). Ensino na Educação Básica: linguagens e perspectivas. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em http://encontrografia.com/wp-content/uploads/2020/12/ebook-Ensino-na-Educacao-basica.pdf GUIMARÃES, Décio Nascimento; CRISTOFOLETI, Rita de Cassia; PEROVANO, Laís Perpetuo (orgs). Práticas inclusivas em foco. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. 112 p. Disponível em: https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2021/04/ebook-Praticas-Inclusivas-em-foco-1.pdf PEROVANO, Laís Perpetuo; MELO, Douglas Christian Ferrari de. Práticas inclusivas: Saberes, estratégias e recursos didáticos 2.ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. Disponível em: https://inclui.org/wp-content/uploads/2021/04/ebook-Praticas-inclusivas_SERD_2a-ed.pdf L.S. VIGOTSKI. L.S. VIGOTSKI. Acerca dos processos compensatórios no desenvolvimento da criança mentalmente atrasada. Educ. Pesqui ., São Paulo, v. 44, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JvycVmnwS39xrXQbCXgCycw/?lang=pt&format=pdf L.S. VIGOTSKI. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa , São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf
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