Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminário C: Pedagogia Hospitalar e Domiciliar & Educação Especial: perspectivas fenomenológicas de pesquisa e de práticas educacionais existenciais inclusivas ( PPGE1845 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
A Fenomenologia Existencial e Humanismo-Existencial do “ser-no-mundo”, a Pedagogia e as Práticas Educacionais Grandes Filósofos Fenomenológicos e Existenciais e aplicações educacionais escolares e não-escolares Pedagogia e as práticas educacionais (existenciais) Pedagogia Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar Educação Especial e Inclusiva: a questão da Classe Hospitalar Pedagogia: histórias das ideias pedagógicas existenciais fenomenológicas. A Pedagogia Fenomenológico-existencial no Mundo, Brasil e no Estado do Espírito Santo: o estado da arte: O caso do PPGE/ UFES. A indissociação classe hospitalar e educação especial: o possível, real e imaginário. Produção científica pelo método fenomenológico: teoria e prática Outros temas mediante demanda

Ementa
Pedagogia: histórias das ideias pedagógicas existenciais fenomenológicas. A Pedagogia Fenomenológico-existencial no Brasil e no Estado do Espírito Santo. A relação da Pedagogia com a classe hospitalar. A indissociação classe hospitalar e educação especial: o real, o pensado e o imaginado. Produção científica pelo método fenomenológico no mundo, no Brasil e no Espírito Santo abarcando o tema desse Seminário C

Bibliografia
GADOTTI, Moacyr. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática MANEN, Max Van. Investigación educativa e experiência vivida. Barcelona (Esp): Idea books AS, 2003. FREIRE, Paulo. Obras completas. Rio de Janeiro: Paz e Terra. FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia Fenomenológica; Fundamentos, Métodos e Pesquisas. São Paulo: Pioneira, 2021. BELO, Rafael Belo; MACHADO, Luís Paulo Leopoldo. Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil. Filos.e Educ., Campinas, SP, v.14, n.1, p.136-166, jan./abr.2022–ISSN 1984-9605 Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668099 PINEL, H. Grandes filósofos e a educação especial, inclusiva, pedagogia hospitalar, classe hospitalar e domiciliar. Vitória (ES): UFES/PPGE, 2022. Apostila.

Bibliografia Complementar
PINEL, Hiran. A educação especial & social em Janusz Korczak. São Paulo: Clube de Autores, 2015. BRAGIO, J.; SOBROZA, M. C. Ser professor da educação especial: experiência narrada e vivida (no hospital e) na classe hospitalar. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 15, p. 1-15, 2021. PINEL, Hiran. Alguém atrás da porta. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES, Vitória, v. 02, n.12, p. 132-150, 2000. Centro Pedagógico - PPGE-UFES, Vitória, v. 3, n.II, p. 93-100, 1996. FURLEY, A. K. L. POR UMA FENOMENOLOGIA DO BRINCAR. 1. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2020. v. 1. 225p . FURLEY, A. K. L. ; PINEL, H. . POR UMA FENOMENOLOGIA DO BRINCAR; E-book. 3. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2020. v. 1. 225p. ARAUJO, M. P. M.; FERNANDES, H. Educação Inclusiva perspectivas e práticas pedagógicas. 1. ed. São Carlos, SP.: Pedro & João, 2020. v. 1. 239p.PINEL, H.; COSMO, M. Memórias, experiências e sentidos de ser professora pomerana. 1. ed. Curitiba, Paraná: Appris, 2018. v. 1. 140p PINEL, Hiran; BRAVIN, Rodrigo; FERREIRA, Herberth. Classe Hospitalar, Educação (Especial) e Saúde: estudos fenomenológicos. Vitória: Der Autoren, 2023. MOURA, Menderson Rezende; PINEL, Hiran. Ser Leonardo: Educação Especial e cinema. São Paulo: Clube de autores, 2023.
Carregando...