Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário C: Educação e Pesquisa no Espírito Santo ( PPGE1830 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
6.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
Analisar os elementos constitutivos (recortes, abordagens e metodologias) das pesquisas sobre as articulação entre as Reformas Educacionais e as políticas educacionais no Brasil e no ES.

Ementa
Reformas educacionais e pesquisa educacional no Brasil e no ES; Principais abordagens das investigações sobre a política educacional; Recortes-objetos, caminhos metodológicos e abordagens sobre a realidade educacional da educação pública do ES; Deslocamentos políticos e pedagógicos dos processos de ensino-aprendizagem nas redes estaduais e federais de ensino; Mudanças recentes no currículo, na gestão, na avaliação e na docência da educação básica e na educação profissional local e nacional

Bibliografia
Educação e Sociedade FRIGOTTO, G A disputa da Educação Democrática em sociedade antidemocrática IN: Educação democrática Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018 ANTUNES, R; PINTO G A A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista São Paulo : Cortez 2017 Reformas da Educação BROOKE, N (Org.). Marcos históricos na reforma da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012, 520 p. (Coleção EDVCERE, 19). LAVAL, C. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019, 326 p. BALL, S J. MAINARDES, J (Org.) Políticas educacionais: questões e dilemas São Paulo: Cortez, 2011, 288 p. Pesquisa de política educacional STREMEL, S Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico Práxis Educativa (Brasil), vol. 9, núm. 2, julio-diciembre, 2014, pp. 553-572. FARIAS, C A P A Política da avaliação de políticas públicas RBCS Vol. 20 nº. 59 outubro/2005 SHIROMA, E As pesquisas em rede na Educação (p. 89- 114) IN: ARAUJO, R M L; Metodologia da Pesquisa RODRIGUES, D S A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas educacionais Campinas: Alínea, 2012. ALVES, A E S; SILVA, L M P FONTES HISTÓRICAS DOCUMENTAIS E OS ESTUDOS SOBRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO file:///C:/Users/User/Desktop/Disciplina%20PPGE%202023%2001/Alves%20e%20Silva%20Fontes%20documentais.pdf BARROS, J D Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador, e à sua variedade de tipos Cadernos do Tempo Presente, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 02, p. 03-26, jul./dez. 2020| http://www.seer.ufs.br/index.php/tempo

Bibliografia Complementar
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