Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Estágio em Pesquisa II ( PPGE1731 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Participação nas diferentes fases de uma investigação a partir da inserção no grupo de pesquisa vinculado ao professor-orientador. Seminários coletivos com apresentação dos problemas teórico-metodológicos identificados no desenvolvimento da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Luciana. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n. 20, p. 34-40, dez. 2008. ANDRË, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, n. 99, p. 301-309, 1999. BRITO, R. G.; VALLS, V. M. Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p. 3-28, 2015. CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. O declínio do sentido público da educação. Estudos RBEP, Brasília, v. 89, n. 233, p. 411-424, set./dez. 2008. CERTEAU, Michel de. La prise de parole et autres écrits politiques. Paris: Éditions du Seuil, 1994. CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Trad. Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. CORRÊA, T. P. P.; MIRANDA, A. C. D. Critérios de qualidade em revistas científicas de acesso aberto em educação da região sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 51-66, 2016. FUCHS, Christian. Capitalism or information society? The fundamental question of the present structure of society. European Journal of Social Theory, v. 16, n. 4, p. 413-434, 2013. KARLSSON, C. Researching Operations Management. New York: Routledge, 2009. SACARDO, M.; SOUSA, S. B. de. A integração e a inclusão na Revista Brasileira de Educação Especial: 1994 a 2004. In: ALMEIDA, M. A.; MENDES, E. G.; HAYASHI, M. C. P. I. Temas em educação especial: múltiplos olhares. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. SOBRINHO, Reginaldo Celio; PANTALEÃO, Edson; CÔCO, Valdete. Perspectivas teórico-metodológicas e diálogos sobre pesquisas na formação de professores: apontamentos sobre o caráter político e pedagógico da produção de conhecimento em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 41, p. 1-14, out. 2018. Bibliografia complementar ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. BALL, Stephen. Education Reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994. ALVES, Judith. A revisão de bibliografia em teses de dissertações: meus tipos inesquecíveis. Revista Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 81, maio de 1992, p. 53-60. ANNA, L. de. Os processos de integrazione e inclusão: a experiência italiana na análise documental. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Inclusão escolar e educação especial no Brasil: entre o instituído e o instituinte. Marília: ABPEE, 2016. CALLON, M.; COURTIAL, J. P.; PENAN, H. Cienciometría: La Medición de la Actividad Científica, de la Bibliometría a la Vigilancia Tecnológica. Gijón: Trea, 1995. BOURDIEU, P. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. DALVI, Maria Amélia. Literatura no currículo da escola capixaba de ensino médio. Educar em Revista, Curitiba, v. 52, p. 137-153, 2014. CATANI, Denice Barbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da Anped (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: Anped, n. 19, p. 113- 128, jan./fev./mar./abr. 2002. GAIOFATTO, Nadia. História e História da educação: o debate teórico-metodológico atual. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 21, n. 73, p. 262-266, dez. 2000. MORORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete Souza; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus: Editus, 2017. RIEMEN, Rob. O eterno retorno do fascismo. Lisboa: Bizâncio, 2012. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1997. VIEIRA, Maria Nilceia Andrade; CÔCO, Valdete; VENTORIM, Silvana. Pesquisa em educação: desafios teórico-metodológicos e contribuições da perspectiva Bakhtiniana. Reflexão e Ação, v. 25, p. 10-27, 2017.

Bibliografia Complementar
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