Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Educação e desigualdades sociais ( PPGE1709 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Práticas sociais e educativas analisadas sob a perspectiva da sociologia da educação, com atenção especial às diversas formas de desigualdades que se articulam nas dimensões de classe, raça, gênero e geração, em espaços e temporalidades diversas. A educação considerada como processo de construção social no qual se articulam imposições econômicas e simbólicas decorrentes da estrutura social e da participação dos atores sociais. A presença da pobreza e das desigualdades sociais nas escolas e as questões que isso traz para as políticas e práticas educacionais.

Bibliografia
ABRANCHES, S.H. Política social e combate à pobreza: a teoria da prática. In: ABRANCHES, S.H.; SANTOS, W.G. e COIMBRA, M. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. 4ª Ed. BIHR, A.; PFEFFERKON, R. Le système des inégalités. Paris: La Découverte, 2008. DEROUET, J.L. A sociologia das desigualdades de educação numa sociedade crítica DEROUET, J.L. Crise do projeto de democratização da educação e da formação ou crise de um modelo de democratização? Algumas reflexões a partir do caso francês (1980-2010). Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 112, p. 1001-1027, jul.-set. 2010 1001.Disponível em http://www.cedes.unicamp.br> FERNANDES, F. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. São Paulo: Global, 2008. (p. 23-93) VAN ZANTEN, A. (Coord.). La scolarisation dans les milieux .difficiles.: politiques, processos et pratiques. Paris: INRP, 1997. VAN ZANTEN, A. Dicionário de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

Bibliografia Complementar
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