Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa II em Docência, Currículo e Processos Culturais ( PPGE1744 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Pesquisas em currículo ou formação docente ou docência ou meio ambiente ou história da educação: delimitação do problema de investigação, dos referenciais teórico-epistemológicometodológicos, dos sujeitos e dos contextos de produção de dados. Articulação do projeto de pesquisa com a produção do campo. Constituição do campo problemático e a produção do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica ASTORI, Fernanda Bindaco da Silva. Os sentidos das experiências compartilhadas pelas professoras em processos de formação continuada na rede municipal de ensino de Marilândia/Espírito Santo. 2014. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. BADIA, A.; CHUMPITAZ-CAMPOS, L. Teachers learn about student learning assessment through a teacher education process. Studies in Educational Evaluation, v. 58, p. 1-7, 2018. CARVALHO, J. M. A razão e os afetos na potencialização de bons encontros no currículo escolar: experiências cotidianas. In: FERRAÇO, C. E. (org.). Currículo e educação básica: por entre redes de conhecimentos, imagens, narrativas, experiências e devires. Rio de Janeiro: Rovellle, 2011, p. 103-121. CÔCO, V. A dimensão formadora das práticas de escrita de professores. Curitiba: CRV, 2014. COSTA, Liliane da Silva. Formação continuada de professores na produção acadêmica dos Endipes e as práticas de formação na escola: contextos em diálogos. 2019. Dissertação (mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. CUNHA, E. C. S. Docência, currículo e processos culturais:tensionamentos conceituais da profissão docente. Cadernos da Fucamp, v. 16, n. 28, p. 8-19, 2017. FORESTE, E.; SCHÜTZ-FOERSTE, G. M.; MERLER, A. Memórias e imagens da formação do professor do campo no Brasil. Visioni Latinoamericane, v. 11, p. 7-22, 2014 PARAÍSO, M. A.; SILVA, S. K. Apresentação da Seção Temática: Perspectivas teóricas das pesquisas em currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 380-387, set./dez. 2016. SANTOS, Wagner et al. Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo , v. 33, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045 SOARES, L. P. R. G.; Galvão, A. C. Docência, currículo e didática na educação infantil segundo a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Holos, v. 8, p. 1-12, 2021. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13194 WEINER, L.; COMPTON, M. Scrutinizing how the world bank’s project for educational reform in latin america and the caribbean substitutes ideology for evidence. In: Critical Education, december, 2015. Bibliografia complementar ANDRÉ, Marli. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: Mec/Inep/Comped, 2002. BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. BECKER, F. et al. Apresentação de trabalhos escolares. 12. ed., Porto Alegre: Multilivros, 1992. CANDAU, V. (org.). Cultura (s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: D P&A, 2005, p. 13-37. CARDOSO, A. M. P. Educação para a informação: desafios contemporâneos para a Ciência da Informação. Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 5, p. 1-8, 2002. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014. COLARES, M. L. I. S.; SOARES, L. DE V.; CARDOZO, M. J. P. B. A gestão educacional como política: proposições na Escola Pública. Holos, v. 37, n. 2, p. 1-20, 2021. COSTA, N. C. A. O conhecimento científico. São Paulo: FAPESP, 1997. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 2000. PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? Revista on-line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 2, p. 425-447, 2020. POBLACION, D. A.; NORONHA, D. P. Produção da literatura “branca” e “cinzenta” pelos docentes/doutores dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 98-106, 2002.

Bibliografia Complementar
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