Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa I em Docência, Currículo e Processos Culturais ( PPGE1720 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001. DUARTE, J. B. Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Revista Lusófona de Educação, Lisboa , n. 11, p. 113-132, 2008 . ESQUINSANI, R. S. S. Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 217-228, 2012. DEL-FRESNO-GARCÍA, M., DALY, A. ; SEGADO-SÁNCHEZ-CABEZUDO, S. Identificando a los nuevos influyentes en tiempos de internet: Medios sociales y análisis de redes sociales. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, v. 153, p. 23-40, 2016. https://doi.org/10.5477/cis/reis.153.23. FERRARO, A. R. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista.Pro-Posições, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, 2012. LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em Educação. 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Ementa
Atuais pesquisas em currículo, formação docente e docência no Brasil: principais grupos, temas e abordagens teórico-metodológicas e suas relações com a cultura, o meio ambiente e a história da educação. Reflexões para elaboração do projeto de pesquisa. Compreender processos de produção do conhecimento científico, considerando as possibilidades de pesquisa no âmbito educacional, em diálogo com os temas em estudo na linha Docência, Currículo e Processos Culturais; Refletir sobre a escrita acadêmica e as questões éticas que envolvem a pesquisa em Educação; Conhecer abordagens metodológicas e técnicas de pesquisa em Educação na interface com a linha Docência, Currículo e Processos Culturais; Discutir vínculos entre a produção do campo e as temáticas de investigação de cada mestrando/a no âmbito da linha de pesquisa; Elaborar texto representativo do projeto de pesquisa

Bibliografia

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