Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Seminário de Pesquisa I em Educação, Formação Humana e Políticas Públicas ( PPGE1718 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Principais perspectivas teórico-epistemológicas- metodológicas e as abordagens predominantes nas pesquisas em Educação em seus processos formativos e nas suas políticas públicas. Reflexões para elaboração do projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia básica BLOCH, M Apologia da História p. 69-88 Rio de Janeiro Zahar, 2001. CIAVATTA, M. et. al. A historiografia em trabalho educação: como se escreve a história da educação profissional. Uberlândia: Navegando publicações, 2019. CURY, C R. J Educação e Contradição:Elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo Cortez, 1985. EVANGELISTA, O; SHIROMA, E O Subsídios Teórico para o trabalho com documentos de política educacional IN CÊA, G; RUMERT, S M ; GONÇALVES, L Trabalho e Educação: Interlocuções marxistas<https://issuu.com/oliveirathays685/docs/trabalho_e_educacao>> FRIGOTTO, G. ORGs Escola .sem. Partido Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. HARVEY, D Seventeen Contradictions and the End of CapitalismLondres: Profile,2014. (169-181). KOSIK, K Dialética do Concreto, 2ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1976. KOSSOY, B. Realidades e ficções na trama fotográfica. 2ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. KRAWCZYK, N A política educacional e seus desafios na pesquisa: o caso do Brasil Revista de estúdios teóricos y epistemológicos em política educativa v.4, 2019. LAVAL, C; DARDOT, P A Nova Razão do Mundo - Ensaio Sobre A Sociedade Neoliberal (p. 01 . 70) Boitempo: São Paulo 2005. MAGALHÃES, M; GOMES, A; LOBATO, D W Cartilha: o uso de mapas conceituais no ambiente escolar. Belo Horizonte: PUC MINAS, SD. << http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20160317142256.pdf>>. MAINARDES, J A pesquisa no campo da política educacional Revista Brasileira de Educação v 23, 2018. MAINARDES, J; STREMEL, S; ROSA, G L R A pesquisa sobre a disciplina Política Educacional no Brasil: situação e perspectivas RBPAE - v. 33, n. 2, p. 287 - 307, mai./ago. 2017. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009. 133 p. MORAES, R C Neoliberalismo, de onde vai para onde vai? Editora Senac, São Paulo, 2001. ORELLANA; V C; CANALES, M C; BELLEI C C; GUAJARDO Individuación y mercado educacional em Chile (p. 141-159) RBPAE v 35 n 01, jan /abril de 2019 PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. SHIROMA, E As pesquisas em rede na Educação (p. 89- 114) IN: ARAUJO, R M L; RODRIGUES, D S A pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas educacionais Campinas: Alínea, 2012. VARGAS LLOSA, M. A verdade das mentiras São Paulo: Arx, 2004. WISNIK, J M. Maquinação do mundo: Drummond e a mineração. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Bibliografia Complementar BALL, S J Educação Global S A Ponta Grossa: UEPG, 2014. BARROS, A S X Vestibular e Enem: um debate contemporâneo Revista Ensaio, v22. N. 85, p. 1057-1090, 2014. BAUMAN; Z e BORDONI, C Estado de Crise Rio de Janeiro: Zahar, 2016 (p.08-69). BOITO JUNIIOR, A Reforma e crise política no Brasil Campinas: editora UNESP e Unicamp, 2018. CARNOY, Martin. Mundialização e Reforma da Educação. Brasília: Unesco, 2002. CHAUÍ, Marilena Público, Privado e Despotismo In: NOVAIS, Adauto (org) Ética Companhia das leras, 2002. COSTA, M O Terceiro Setor, teoria das organizações e qualidade na educação Revista Perspectiva, v. 30, n. 3, 2012. DISEÑO, C R Internacional de la Educación para América Latina Tendencias en educación. / Internacional de la Educación para América Latina. / Publicación del Observatorio Latinoamericano de Políticas Educativas (OLPE). 1. Ed.- San José, 2018. DWECK, E; OLIVEIRA, A L Ms; ROSSI, P. (Org.). Austeridade e retrocesso: impactos sociais da política fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, 2018. FURTADO, C O longo amanhecer: reflexões sobre a formação do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. LEVTISKY, S; ZIBLATT, D; Como as democracias morrem Rio de Janeiro: Zahar, 2018. LOPES, E M T; FARIA FILHO, L M Pensadores sociais e a história da educação I (sobre Carlo Ginzburg) e II (sobre Walter Benjamin) Belo horizonte: Autentica, 2012. MARTINS, E M. Todos Pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. 1ª edição, Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. MORI, A; ADRIÃO, T; Estado do conhecimento sobre financiamento da educação obrigatória e privatização a partir do web of scienci, 2015-2018 Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 3, p. 1241-1257, 2018. OLIVEIRA, M D; MELO-SILVA, L L Estudantes universitários: a influência das variáveis sócio econômicas e culturais na carreira Revista brasileira de psicologia escolar e educacional v14, n.01, p. 23-34. PALUDO, C Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação Revista Brasileira de Educação v. 23, 2018. PENNA, F; QUEIROZ, F; FRIGOTTO, G. Educação democrática: antídoto ao Escola sem Partido Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018. PEREIRA, R S; SILVA, M A Estado capitalista brasileiro e os organismos internacionais Revista HISTEDBR on line V18 n2 p. 523-544 ab/jun 2018. SANTOS, B S A gramática do tempo: para uma nova cultura política São Paulo: Cortez, 2008. SAVIANI, D A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação (p. 215-232) IN: LUCENA, C; PREVITALI, F S; LUCENA, L. A crise da democracia brasileira . Volume I .Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. SAVIANI, D Política educacional no Brasil após a ditadura militar Revista HISTEDBR on line V18 n2 p. 291-304 ab/jun 2018. SENA, P A constituição de 1988 e o financiamento da educação: da expansão qualificada à agenda interrompida p. 198-215 IN: SILVA, R S; MENEGIN, F B Resgate da reforma política: diversidade e pluralismo no legislativo Brasília: Senado Federal, 2015. VIEIRA, O V A batalha dos poderes São Paulo: Companhia das letras, 2018.

Bibliografia Complementar
Carregando...