Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Aprendizagem e Desenvolvimento em uma Perspectiva Sócio-Histórica ( PPGE1762 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos

Ementa
Construção social do conhecimento e desenvolvimento humano. O papel do outro e da linguagem no desenvolvimento. Aprendizado e desenvolvimento. Processo pedagógico: contribuições da perspectiva sociohistórica à educação

Bibliografia
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991a. VYGOTSKY et al. Psicologia pedagógica: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991. VYGOTSKY, L. S .Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. _____. Obras escogidas III. Madri: Visor, 1995. _____. La imaginación y el arte em la infância. Madri: Akal, 1996. _____. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996. _____. Obras escogidas IV . Psicologia infantil. Madri: Visor, 1996. _____. Obras escogidas I. Madri: Visor, 1997. _____. Obras escogidas V . Fundamentos de defectologia. Madri: Visor, 1997. _____. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VYGOTSKY, L. S. Manuscrito de 1929: psicologia concreta do homem. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 71, jul./2000. VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento eaprendizagem. 5. ed. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Bibliografia Complementar
Carregando...