Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Marxismo e educação ( PPGE1776 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Compreender as principais categorias do materialismo histórico dialético. - Conhecer a gênese, estrutura e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. - Reconhecer, no método pedagógico histórico-crítico, as categorias fundantes do materialismo histórico dialético.

Ementa
O lugar da educação e do ensino na teoria marxista. A pedagogia socialista e o marxismo. O materialismo histórico dialético como fundamento da teoria pedagógica histórico-crítica. História, fundamentos e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. A pedagogia histórico-crítica e o método pedagógico.

Bibliografia
GRAMSCI, A. O leitor de Gramsci. Organização de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022. LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. Ciudad de México: Editorial Cartago; 1984. MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. 3. ed. Campinas: Alínea, 2017. SAVIANI, D; DUARTE, N. Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia históricocrítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021. MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Tomo II. São Paulo: Nova Cultural, 1996, cap.24. SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do 'ensino' remoto. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 67, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.p df GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática históricocrítica. Campinas: Autores Associados, 2019. GAMA, C. N.; MARSIGLIA, A. C. G. Dermeval Saviani: produção acadêmica e história de uma vida dedicada à educação. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia - MG: Navegando Publicações, 2018, p. 13-48. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/livro_completo-min__3_ LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 29, n. 2, p.4-18, Mai./Ago., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044 LEONTIEV. A. N. Automação e ser humano. In: LIMA FILHO, D. L.; MUELLER, R. R. (Orgs). Trabalho, tecnologia e atividade. Marília-SP: Editora Lutas Anticapital, 2022. MARSIGLIA, A. C. G.; CURY, C. R. J. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 497-507, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YpJBw9wZgwpLLFVS3Y6qZkd/?format=pdf&lang=pt SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. Galvão. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas-SP: Autores Associados, 2011. p. 197-225. SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre a universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

Bibliografia Complementar
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática históricocrítica. Campinas: Autores Associados, 2019. GAMA, C. N.; MARSIGLIA, A. C. G. Dermeval Saviani: produção acadêmica e história de uma vida dedicada à educação. In: PASQUALINI, J. C.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: legado e perspectivas. Uberlândia - MG: Navegando Publicações, 2018, p. 13-48. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/livro_completo-min__3_LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 29, n. 2, p.4-18, Mai./Ago., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044 LEONTIEV. A. N. Automação e ser humano. In: LIMA FILHO, D. L.; MUELLER, R. R. (Orgs). Trabalho, tecnologia e atividade. Marília-SP: Editora Lutas Anticapital, 2022. MARSIGLIA, A. C. G.; CURY, C. R. J. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface, Botucatu, v. 21, n. 62, p. 497-507, set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YpJBw9wZgwpLLFVS3Y6qZkd/?format=pdf&lang=pt SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. Galvão. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas-SP: Autores Associados, 2011. p. 197-225. SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre a universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.
Carregando...