Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Orientação de Dissertação ( PPGE1733 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Elaboração individual dos projetos de dissertação. Análise coletiva dos processos individuais de realização dos projetos de pesquisa após o exame de qualificação com vistas à defesa pública.

Bibliografia
Bibliografia básica GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. – Brasília: UNESCO, 2011. BASTOS, L. R.; PAIXÃO, L.; FERNANDES, L. M. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982. COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action research for operations management. International journal of operations & production management, v. 22, n. 2, p. 2020-240, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/01443570210417515 GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009. LAKE, L. W.; BRYANT, S. L. The scientific method and earth sciences. Guest editorial. Journal of Energy Resources Technology, v. 128, p. 245-246, 2006. PANTALEÃO, E.; SOBRINHO, R. C. A educação especial como foco de pesquisa em educação no Espírito Santo: abordagens e tendências. In: VICTOR, S. L.; DRAGO, R.; PANTALEÃO, E. Educação especial no cenário educacional brasileiro. São Carlos: Pedro e João, 2013. RAZERA, J. C. C. A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 561-583, 2016. SANTOS, Wagner. A constituição do campo epistemológico do currículo: estratégias, apropriações e circularidades culturais operadas na ANPED. 2010. Tese (doutorado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2010. SIMÕES, Regina Helena Silva Simões; BERTO, Rosianny Campos; SALIM, Maria Alayde Alcântara. Escritas da história da educação capixaba produzidas no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (1992-2018). In: SIMÕES, Regina Helena Silva Simões; BERTO, Rosianny Campos; SALIM, Maria Alayde Alcântara. Temas da história e da historiografia da educação no Espírito Santo. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018. Bibliografia complementar ARENDT, Hannah. O que é política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2015. GOMES, Sandra Lúcia Rebel. Acesso aberto ao conhecimento científico: o papel da universidade brasileira. RECIIS – Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde. v. 8, n. 2, p. 93-106, jun. 2014. LAPLANE, A. L. F. de. A inclusão escolar na Inglaterra. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira&Marin, 2010. MAGGEE, Bryan. As idéias de Popper. São Paulo: Cultrix, 1973. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamento de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. OLIVA, Alberto. Epistemologia. A cientificidade em questão. Campinas: Papirus, 1990. RUIZ, J. A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1985. SANTAELLA, Lucia; VIEIRA, Jorge Albuquerque. Metaciência. São Paulo: Ed. Mérito, 2008. VOSS, C.; TSIKRIKTSIS, N.; FROHLICH, M. Case research in operations management. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 195-219, 2002. DOI: https://doi.org/10.1108/01443570210414329 BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

Bibliografia Complementar
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