Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Abordagens Histórico-Sociológicas da Educação no Brasil ( PPGE1703 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos

Ementa
Matrizes interpretativas da história e da sociologia na constituição do campo educacional no Brasil. Interlocuções e debates produzidos a partir dessas matrizes, em diferentes contextos sócio-históricos e culturais da sociedade brasileira

Bibliografia
Bibliografia básica BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. CHAZEL, F. « Sur quelles bases établir des relations stables entre historiens et sociologues ? », Revue européenne des sciences sociales [En ligne], XLII-129 | 2004, mis en ligne le 05 novembre 2009, consulté le 30 septembre 2016. URL : http://ress.revues.org/371 ; DOI : 10.4000/ress.371 CANDIDO, A. (org.). Sérgio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998. CONARD, P; VINCENT, B. Histoire et sociologie: a propos de deux tables-rondes à la casa de Velázquez. In: Mélanges de la Casa de Velázquez, tome 5, 1969. pp. 479-502. FAORO, R. Existe um pensamento político brasileiro? . São Paulo: Atica, 1994. FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. São Paulo: Biblioteca azul, 2012. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. FREYRE, G. Ordem e Progresso. Rio de Janeiro: Global Editora, 2004. FREYRE, G. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: Global Editora, 2006. FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. São Paulo: Global, 2015. FERNANDES, Florestan. Sociologia crítica e militante. Inani, O. (org.). Sao Paulo: Expressão popular, 2004. FERNANDES, Florestan. Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Globo, 2005. FRÈRE, B (0rg.). Le tournant de la théorie critique. Paris: DDB, 2015. HAMEL, T. Les recherches en éducation au Québec: entre histoire et sociologie. In: Paideia. Ribeirão Preto: USP, 2000. HOLANDA, S.B. Raízes do Brasil. São Paulo: José Olímpio, 1936. HOLANDA, S.B. Visão do Paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. IANNI, O. Imperialismo e cultura . Rio de Janeiro: Vozes, 1979. IANNI, O. A sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. IANNI, Octavio. Pensamento social no Brasil. Bauru, São Paulo: ANPOCS, EDUSC, 2004. PERICÁS, L.B.; SECCO, L. (orgs.). Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados. São Paulo: Bomtempo, 2014. PEREIRA, L.; FORACCHI, M. Educação e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1979. POPKEWITZ, T. La sociologie de l.éducation en perspective historique: fabrication, différence et .abjection.. In: Éducation et sociétés: revue internationale de sociologie de l.éducation. ENS Lyon: IFÉ, 2012, p. 13-32. PRADO JR., Caio. História. São Paulo: Ática, 1987. REIS, Elisa Pereira. Processos e escolhas: estudos de sociologia política. Rio de Janeiro : ContraCapa, 1998. Bibliografia complementar BERTHELOT, Jean-Michel. Sociologia, história e epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. BOURDIEU, Pierre. Sociology in question. California: Sage, 1993. BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A (orgs). Rio de Janeiro: Vozes, 1998. BURKE, Peter. Sociologia e história. Porto: Edições Afrontamentos, 1980. DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2007. ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2008. FREITAS, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2003. MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. TORRES, Carlos Alberto; ANTIKAINEN, Ari (Ed.). The international handbook on sociology of education: an assessment of new research and theory. Laham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2003. AZEVEDO, Fernando de. Cultura Brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 1943. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Bibliografia Complementar
Carregando...