Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Abordagens Sócio-Filosóficas da Educação ( PPGE1702 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Relacionar  o exercício filosófico aos problemas educacionais, em especial a partir da problematização do sentido da formação humana; Problematizar, a partir da leitura de alguns clássicos, a trajetória que vai do modelo de formação humana da areté e Paideia grega, passa pela noção alemã de Bildung e chega à concepção de formação omnilateral; Discutir os limites e as possibilidades de formação humana na sociedade capitalista contemporânea, tendo como eixo o problema da desigualdade social e da unilateralidade de constituição do humano.

Ementa
Abordagens sociológicas e filosóficas; dialógicas e diferenciais. A política, a cultura, a ética, a estética, a existência e a cognição em sua relação com o campo educacional.

Bibliografia
DALBOSCO, Claudio Almir. Da pressão disciplinada à obrigação moral: esboço sobre o significado e o papel da pedagogia no pensamento de Kant. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1333-1356, Set./Dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22623.pdf. DALBOSCO, C. A.; WENDT, Cristiano Eduardo. Iluminismo pedagógico e educação natural em JeanJacques Rousseau. Revista Educação. Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 229-240, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4827/3237. DELLA FONTE, S. S. A formação humana em debate. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 379-395, abr.-jun. 2014 Disponível em:https://www.scielo.br/j/es/a/87zqkRwrghSXt67JhVpSzBg/?lang=pt&format=pdf DELLA FONTE, S. S. Heidegger, o pós-moderno e a educação. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8465/4930. EAGLETON, TERRY. AS ILUSÕES DO PÓS-MODERNISMO. TRADUÇÃO DE ELIZABETH BARBOSA. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR, 1998. KANT, IMMANUEL. Sobre a pedagogia. Tradução de FRANCISCO COCK FONTANELA. Piracicaba: UNIMEP, 1996. LAZARINI, ANA LÚCIA. Platão e a educação: um estudo do Livro VII de A República. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/252980/1/Lazarini_AnaLucia_M.pdf. MARX, CARL; ENGELS, FRIEDRICH. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Unicamp, 2011. LOUREIRO, ROBSON. EXÓRDIO À ABORDAGEM SOCIOFILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO. VITÓRIA: PPGE, UFES, MIMEO, 2022. LOUREIRO, ROBSON; DELLA FONTE, S.S.; MOLINA, L. Ética e estética: confrontos entre a Teoria Crítica da Sociedade e o Pós-moderno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso), v. 9, p. 131-154, 2014. MAGRINI, James M. Plato´s Socrates, Philosophy of Education. Switzerland: Springer, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-71356-4 MARIA CÉLIA MARCONDES DE. A teoria tem consequências: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/14.pdf. MORAES, MARIA CÉLIA MARCONDES DE. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 337, mai.-ago., 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n122/22508.pdf MORAES, MARIA CÉLIA MARCONDES DE. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, núm. 1, 2001, pp. 7-25, Universidade do Minho (Portugal). Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/374/37414102.pdf NIETZSCHE, FRIEDRICH. Escritos sobre educação. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003. PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 225-256. ROUSSEAU, JEAN-JACQUES. Emilio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SÁNCHEZ, Luiz Alberto Carmona. Em contexto para una filosofía de la educación y una educación filosófica em América Latina. Cuadernos de Filosofía Latinoamericana, Vol. 43, nº 126, enero-junio de 2022, p. 1- 22. Disponível em: file:///C:/Users/Robson/Downloads/DialnetEnContextoParaUnaFilosofiaDeLaEducacionYUnaEducaci-8344391.pdf . SAVIANI, DERMEVAL. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. 2005. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_036.html. SAVIANI, D. Contribuições da filosofia para a educação. Em aberto, ano 9, n. 45, jan./mar. 1990. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/715/638. SMEYERS, Paul. (Editor). International handbook of philosophy of education. Part I. Switzerland: Springer, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-72761-5 WINCH, Christopher; GINGELL, John. Philophy of Education: the key concepts. Second Edition. London/New York. Routledge Taylor & Francis Group, 2018.

Bibliografia Complementar
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