Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Epistemologias e Educação ( PPGE1701 )
Unidade:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
7.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
- Problematizar a noção de epistemologia e ato epistemológico.- Relacionar epistemologia, teoria e metodologia.- Compreender, em linhas gerais, como a Modernidade transforma a relação com o conhecimento.- Compreender a educação como campo/área de conhecimento em disputa epistemológica.- Caracterizar, em linhas gerais, as dimensões epistemológicas contemporâneas básicas, algumas variantes edesdobramentos (positivismo, materialismo-histórico, pragmatismo, fenomenologia, funcionalismo,estruturalismo), relacionando-os à pesquisa em educação. - Problematizar a noção de epistemologia e ato epistemológico. - Relacionar epistemologia, teoria e metodologia.- Compreender, em linhas gerais, como a Modernidade transforma a relação com o conhecimento.- Compreender a educação como campo/área de conhecimento em disputa epistemológica.- Caracterizar, em linhas gerais, as dimensões epistemológicas contemporâneas básicas, algumas variantes edesdobramentos (positivismo, materialismo-histórico, pragmatismo, fenomenologia, funcionalismo,estruturalismo), relacionando-os à pesquisa em educação. - Problematizar a noção de epistemologia e ato epistemológico. - Relacionar epistemologia, teoria e metodologia.- Compreender, em linhas gerais, como a Modernidade transforma a relação com o conhecimento.- Compreender a educação como campo/área de conhecimento em disputa epistemológica.- Caracterizar, em linhas gerais, as dimensões epistemológicas contemporâneas básicas, algumas variantes edesdobramentos (positivismo, materialismo-histórico, pragmatismo, fenomenologia, funcionalismo,estruturalismo), relacionando-os à pesquisa em educação. - Problematizar a noção de epistemologia e ato epistemológico. - Relacionar epistemologia, teoria e metodologia. - Compreender, em linhas gerais, como a Modernidade transforma a relação com o conhecimento. - Compreender a educação como campo/área de conhecimento em disputa epistemológica. - Caracterizar, em linhas gerais, as dimensões epistemológicas contemporâneas básicas, algumas variantes e desdobramentos (positivismo, materialismo-histórico, pragmatismo, fenomenologia, funcionalismo, estruturalismo), relacionando-os à pesquisa em educação. - Problematizar a noção de epistemologia e ato epistemológico.-- Relacionar epistemologia, teoria e metodologia. - - Compreender, em linhas gerais, como a Modernidade transforma a relação com o conhecimento. - Compreender a educação como campo/área de conhecimento em disputa epistemológica. - Caracterizar, em linhas gerais, as dimensões epistemológicas contemporâneas básicas, algumas variantes e desdobramentos (positivismo, materialismo-histórico, pragmatismo, fenomenologia, funcionalismo, estruturalismo), relacionando-os à pesquisa em educação.

Ementa
A constituição da Educação como área do conhecimento. O pensamento científico moderno positivista, fenomenológico-existencial, estruturalista, pós-estruturalista, marxista, neomarxista em suas relações com o campo da pesquisa em educação.

Bibliografia
Bibliografia básica CERTEAU, Michel de. La prise de parole et autres écrits politiques. Paris: Editions du Seuil, 1994. DELEUZE, Gilles. Foucault.Minneapolis: University of Minnesota Press, 2006. FARIA FILHO, Luciano Mendes de (Org.). Pensadores Sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. Coleção Ditos & Escritos. Vol. II. FOUCAULT, Michel. Dits et écrits: 1970-1975. Paris: Éditions Gallimard, 1994. NAJMANOVICH. Denise. O sujeito encarnado. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010. SCHNITAMAN, Dora Fried. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Bibliografia complementar AUDI, Robert. Epistemology: a contemporary introduction to the theory of knowledge. New York: Routledge, 2011. BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. BOUCHER, Geoff. Marxismo. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno) CERBONE, David R. Fenomenologia. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno) FARIA FILHO, Luciano Mendes; LOPES, Eliane Marta Teixeira (Org.) Pensadores Sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FEYERABEND, Paul. Contra o método. Lisboa; relógio D'Água, 1993. GABRIEL, Carmen Teresa; LEITE, Miriam. Linguagem, discurso, pesquisa e educação. Rio de Janeiro: DP et Alii, 2014. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991. HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992. HELLER, Agnes et all. A crise dos mparadigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. HUENEMANN Charlie. Racionalismo. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno). LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. MEYERS, Robert G. Empirismo. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno). MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio para o século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2002. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. NAJMANOVICH, Denise. Complejidades del saber. Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Centro de Publicaciones educativas y Material Didáctico, 2019. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016. OLIVEIRA, Luciano Amaral (Org.). Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. PECORATO, Rossano. (Org.). Os filósofos: clássicos da filosofia. (Vol. III - de Ortega y Gasset a Vattimo). São Paulo: Vozes, 2009. PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. São Paulo: Editora UNESP, 1996. PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança. Brasília: Editora UNB, 1997. ROUDINESCO, Elisabeth. Filósofos na tormenta: Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Deleuze e Derrida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2001. SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo. São Paulo: Cortez, 2010. SOUZA, Caesar; REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno). WILLIAMS, James; LIUDVIK. Pós-estruturalismo. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Pensamento Moderno). OBS: Incluir livros da Coleção Pensadores & Educação da Editora Autêntica (Epistemologia & Educação; Marxismo & Educação; Hermenêutica & Educação; Deleuze & a Educação; Foucault & a Educação; Boaventura & a Educação; Derrida & a Educação; entre outros)

Bibliografia Complementar
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