Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado de Prática de Ensino III ( DCN14752 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Discutir modelos tradicionais e alternativos para o Ensino de Química. Capacitar o licenciando para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e paradidáticos relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado. Desenvolver e aplicar atividades extensionistas que contribuam para o aperfeiçoamento do Ensino de Química no nível médio.

Ementa
Desenvolvimento e aplicação de ações extensionistas direcionados para o ensino de química, através da construção de materiais didáticos. Metodologias para elaboração, produção e aplicação de materiais didáticos para o ensino de Química na educação básica. Estudar e discutir alternativas para lidar com a dificuldade de aprendizagem de conceitos básicos da Química. Elaboração de materiais didáticos visando à inclusão no ensino de química.

Bibliografia
1. JUSTINO, M. N. Pesquisa e Recursos Didáticos: Na Formação e Prática Docentes. Curitiba: Ibpex, 2012. 2. MAZZÉ, F. M.; SILVA, M. G. L.; BARROSO, M. T. Propostas de materiais inovadores para o ensino de Química. 1. ed. São Paulo-SP: Livraria da Física, 2018. 3. SANTOS, W.L.P. e MALDANER, O.A. (Orgs). Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. 4. BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.

Bibliografia Complementar
1. MEDEIROS, C. E.; RODRIGUEZ, R. C. M. C.; SILVEIRA, D. N. Ensino de Química: Superando obstáculos epistemológicos. Curitiba: Appris, 2016. 2. CARVALHO, A. M. P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo-SP: Cengage Learning, 2013. 3. CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. 4. KAUARK, F.; MUNIZ, I. Motivação no ensino e na aprendizagem: Competências e criatividade na prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro-RJ: Wak, 2008. 5.MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo-SP: Summus Editorial, 2015.6. Artigos das revistas Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química, Journal of Chemical Education, Experiências em Ensino de Ciências.
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