Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Química Analítica Qualitativa Experimental ( DCN14761 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Proporcionar ao aluno uma compreensão prática dos conceitos envolvidos nos métodos clássicos de análise qualitativa, fazendo uma correlação com o cotidiano. Compreender, identificar e pesquisar elementos químicos que constituem a substância em estudo. Desenvolver e aplicar atividades extensionistas que contribuam para o aperfeiçoamento do Ensino da Química Analítica Qualitativa no nível médio.

Ementa
Equilíbrios iônicos. Equilíbrios que envolvem ácidos e bases fracas. Solubilidade. Íons complexos e reações de óxido redução. Aplicações desses conceitos à análise química. Separação e identificação de cátions e ânions mais comuns. Planejamento e execução de ações extensionistas para o ensino da Química Analítica Qualitativa através do desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas para o ensino desta área na educação básica.

Bibliografia
1. VOGEL, A. I. Química analítica qualitativa . 5. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 2. SKOOG, D. A.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning , 2014. 3. HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa . 9. ed. São Paulo: LTC, 2017. 4. DIAS, S. L. P. et al. Análise Qualitativa em Escala Semimicro . 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. 5. MUELLER, H.; SOUZA, D. Química Analítica Qualitativa Clássica . 2. ed. Rio Grande: Edifurb, 2012

Bibliografia Complementar
1. VOGEL, A. I. ‎et al. Análise Química Quantitativa . 6. ed. São Paulo: LTC, 2002. 2. DIAS, S. L. P. Química Analítica: Teoria e Prática Essenciais . 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. 3. BARBOSA, G. P. Química Analítica. Uma Abordagem Qualitativa . 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. 4. HAGE, D. S.; CARR, J. D. Química Analítica Quantitativa . 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011. 5. Artigos científicos publicados nas revistas Química Nova e Química Nova na Escola.
Carregando...