Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino de Química ( DCN14790 )
Unidade:
Departamento de Ciências Naturais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Preparar o licenciando de Química para atuar criticamente em novos contextos de ensino com base nas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Possibilitar formação teórica, metodológica e técnica voltada ao ensino e aprendizagem de Química por meio das TIC, considerando as mais recentes pesquisas na área de educação/ensino de Química. Desenvolver, experimentar e analisar atividades didáticas, utilizando as TIC como mediadora da construção dos conceitos de química.

Ementa
O ensino de Química e os novos meios de informação e comunicação. Utilização de softwares, mídias educacionais e aplicativos no ensino de Química. Projeto sobre planejamento, desenvolvimento e uso de atividades didáticas para o ensino de Química usando as TIC.

Bibliografia
1. GALAN, J. G.; LACERDA, G. S. Informática e Telemática na Educação: As tecnologias de informação e comunicação na educação. Vol. 1. Brasília: Liber Livros, 2012. 2. GALAN, J. G.; LACERDA, G. S. (Org). Informática e Telemática na Educação: Integração das novas tecnologias em contextos educativos. Vol. 2. Brasília: Liber Livros, 2012. 3. GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: Uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: UNIJUÍ, 2008. 4. SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a Educação . Porto Alegre: Artmed, 2006. 5. BROWN, THEODORE L.; LEMAY, EUGENE H.; BRUCE, BURSTEN. Química a ciência central . 9. ed. São Paulo: Pearson Education, 2005

Bibliografia Complementar
1. KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente . Campinas: Papirus, 2013. 2. HEIDE, A.; STILBORNG, L. Guia do professor para a Internet . 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 3. MERCADO, L. P. Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação . Maceió: EDUFAL, 2004. 4. BRUICE, P. Y. Química Orgânica – Vol. 1. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 5. BRUICE, P. Y. Química Orgânica – Vol. 2. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 6. KOTZ, JOHN C.; TREICHEL, PAUL Jr. Química e Reações Químicas – Vol. 1. 5. ed. São Paulo: Thonson Learning, 2005. 7. KOTZ, JOHN C.; TREICHEL, PAUL Jr. Química e Reações Químicas – Vol. 2. 5. ed. São Paulo: Thonson Learning, 2005.
Carregando...